Topo

Atriz de "13 Reasons Why" defende cenas de estupro: "Precisávamos mostrar"

Hannah (Katherine Langford) em cena de "13 Reasons Why", da Netflix - Divulgação/Netflix
Hannah (Katherine Langford) em cena de "13 Reasons Why", da Netflix Imagem: Divulgação/Netflix

Do UOL, em São Paulo

04/04/2017 14h11

A atriz Katherine Langford, a Hanna Baker de “13 Reasons Why”, defendeu em entrevista ao site “Entertainment Weekly” a opção de a série mostrar cenas explícitas de estupro e suicídio.

“Houve muita discussão sobre como iríamos filmar a cena [de estupro]. Quando filmamos, eu me senti apoiada e absolutamente confortável no set, mas foi muito estranho porque aquela encenação me fez passar mal. É tão doentio e desconfortável e feio, mas é justamente por isso que precisávamos mostrar”, afirmou Langford.

Disponível na Netflix desde a última sexta-feira (31), “13 Reasons Why” conta em 13 episódios a história de Hanna Baker, uma adolescente que após sofrer bullying e assédio por colegas do Ensino Médio, comete suicídio, mas deixa 13 fitas gravadas contando os motivos que a levaram a tirar a própria vida.

Langford, atriz australiana de 20 anos, disse que buscou ajuda para fazer as cenas e consultou a deputada Rebecca Kalplan, que coordena a "It's On Us" maior campanha de conscientização sobre estupro dos Estados Unidos. "Também falei com um psiquiatra que lida com desenvolvimento de adolescentes e tive muitas informações sobre o porquê essas coisas acontecem no jeito que acontecem, coisas como a razão de Hanna não dizer não".

A atriz também falou sobre como foi filmar a cena do suicídio de Hanna. “A cena final da Hanna em uma banheira, aquilo foi duro e me marcou porque foi o último dia de Hannah com vida”, disse Langford. "Eu me senti muito perto dela e sentia como se ela fosse uma pessoa. A história é tão pessoal que quando chegou àquela cena, não só a encenação, mas mais a parte de ter que deixá-la ir embora. Foi muito difícil".