Topo

Pior estreia do mundo? Filme de LaBeouf vende 1 ingresso no Reino Unido

O ator Shia LaBeouf em cena de "Man Down" - Reprodução
O ator Shia LaBeouf em cena de "Man Down" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/04/2017 16h00

Imagine lançar seu filme em um mercado importante como o do Reino Unido e vender apenas um ingresso na estreia? Aconteceu com o ator americano Shia LaBeouf. Seu novo longa, "Man Down", arrecadou irrisórias 7 libras (cerca de R$ 27), equivalente a apenas um tíquete.

“Pobre Shia”, lamentou à revista "Variety" Paul Dergarabedian, analista de mídia da ComScore, empresa que monitora bilheterias no mundo. “Essa abertura poderia estar no Guinness, o livro dos recordes, algo assim.”

Tudo se explica. A história de guerra estrelada por LaBeouf foi lançada em apenas um cinema em Burnley, cidade de aproximadamente 73 mil habitantes do noroeste inglês, o que em si já prejudicou e muito a estreia no Reino Unido.

Outros dois agravantes relacionados à distribuição: o filme foi disponibilizado simultaneamente em serviços de streaming, e, no mês que vem, já será lançado em DVD e Blu-Ray.

Após estourar estrelando blockbusters como “Transformers” e “Indiana Jones", Shia LaBeouf tem se voltado, com mais ou menos sucesso, a projetos independentes, com histórias de menos apelo comercial.

Em "Man Down", ele volta a trabalhar com o cineasta Dito Montiel, com quem já havia atuado em "Santos e Demônios" (2006). O novo filme foi exibido nos festivais de Veneza e Toronto, mas não conseguiu agradar à crítica.

A trama acompanha um ex-fuzileiro naval e veterano de guerra (LaBeouf) que, em uma América pós-apocalíptica, procura desesperadamente o paradeiro do filho e a esposa, Natalie (Kate Mara).

Nos Estados Unidos, o longa, que também traz Gary Oldman no elenco, estreou no último mês de dezembro e não foi mal, faturando US$ 454 mil. No Brasil, a história ainda não tem previsão de estreia.