Topo

Livro-reportagem do brasileiro Fernando Morais vai virar filme nos EUA

O escritor Fernando Morais - Bruno Poletti/Folhapress
O escritor Fernando Morais Imagem: Bruno Poletti/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

06/04/2017 17h01

O livro-reportagem "Últimos Soldados da Guerra Fria", do escritor e jornalista brasileiro Fernando Morais, vai virar filme nos Estados Unidos, em uma coprodução da brasileira RT Features e da americana CG Cinema, com direção do francês Olivier Assayas. A informação foi publicada pelo site da "The Hollywood Reporter".

Com o título de "Wasp Network", o longa contará a história real de espiões cubanos que atuaram em território americano nos anos 1990, revelando uma rede terrorista com sede na Flórida e que teve ramificações na América Central. Tudo sob o consentimento do governo dos Estados Unidos.

Livro "Os Últimos Soldados da Guerra Fria" - Divulgação - Divulgação
Livro "Os Últimos Soldados da Guerra Fria"
Imagem: Divulgação

A relação Cuba-Estados Unidos vem sendo assunto constante na mídia nos últimos anos após a retomada das relações diplomáticas entre os dois países durante o governo de Barack Obama, um acordo que o presidente Donald Trump pretende rever.

Os brasileiros Rodrigo Teixeira e Lourenco Sant'Anna estarão na produção e produção executiva do filme ao lado de Charles Gillibert e Sophie Mas. Entre as produções recentes da RT Features estão produções internacionais como "Call Me by Your Name" e "Patti Cake$".

"Eu já tinha vendido os direitos para o Rodrigo até antes de escrever o livro. O direito agora não é mais meu. Então não perguntei, não interferi em nada no processo", diz ao UOL Fernando Morais.

"Sei que o Assayas leu o livro, que saiu nos Estados Unidos e Inglaterra, e se apaixonou pela história. Disse que queria dirigir e escrever roteiro. Gosto muito dele, tenho certeza que será um belo filme."

Premiado três vezes o antigo Prêmio Esso e quatro vezes com o Prêmio Abril, Fernando Morais já teve suas obras adaptadas para o cinema nos filmes "Olga", "Chatô" e "Corações Sujos", todos com produções nacionais.