Topo

Cineasta e diretor de fotografia alemão Michael Ballhaus morre aos 81 anos

18.fev.2016 - Michael Ballhaus recebe Urso de Ouro honorário no Festival de Berlim - Fabrizio Bensch /Reuters
18.fev.2016 - Michael Ballhaus recebe Urso de Ouro honorário no Festival de Berlim Imagem: Fabrizio Bensch /Reuters

Do UOL, em São Paulo*

12/04/2017 15h44

Michael Ballhaus morreu em seu apartamento em Berlim aos 81 anos. A morte foi confirmada por seu agente nesta quarta (12), que declarou que o diretor de fotografia estava doente, sem especificar as causas da morte.

O cineasta e diretor de fotografia alemão ficou bastante conhecido mundialmente por seus diversos trabalhos com o diretor Martin Scorsese. Em sua longa carreira ele foi indicado três vezes ao Oscar: em 1988 por "Nos Bastidores da Notícia", em 1990 por "Susie e os Baker Boys" e em 2003 por "Gangues de NY".

Entre os trabalhos com Scorsese, destaque também para "Os Inflitrados" (2006) e "Os Bons Companheiros" (1990), clássicos que levaram a assinatura de fotografia do alemão.

Ballhaus chegou a ser homenageado no Festival de Berlim no ano passado, quando recebeu um Urso de Ouro honorário em reconhecimento à sua carreira e contribuição para o cinema. Na ocasião, ele ofereceu uma dica aos novos diretores de fotografia: a profissão requer "muita paciência" e "flexibilidade".

Ballhaus também colaborou com outras personalidades e marcou no momento certo a linguagem visual do cinema dos Estados Unidos, onde trabalhou por 25 anos. Sua obra engloba, aproximadamente, 130 filmes para cinema e TV, entre eles 15 com o alemão Fassbinder e sete com Scorsese. O cineasta também colaborou com nomes como Wolfgang Petersen, James L. Brooks, Mike Nichols e Francis Ford Coppola.

Entre seus filmes, um destaque é "Martha" (1974), de Fassbinder, quando empregou o giro de 360 graus, que acabou se tornando sua marca registrada.

Já no drama "A Cor do Dinheiro" (1986), sua segunda colaboração com Scorsese, Ballhaus deslizou a câmara em um movimento similar ao das bolas de bilhar.

Na comédia romântica "Uma Secretária de Futuro" (1988), de Mike Nichols, a sequência de abertura do filme é um giro espetacular da câmara em volta da Estátua da Liberdade para acabar no ferryboat de Staten Island.

O diretor de fotografia começou sua carreira em 1971 ao lado de Rainer Werner Fassbinder com "Whity". Com o icônico diretor alemão, ele fez mais de uma dúzia de filmes, incluindo "O Casamento de Maria Braun" (1979) e "Lili Marlene" (1981). Ballhaus já declarou que foi a experiência com o alemão que o preparou para trabalhar nos Estados Unidos.

*Com informações da EFE