Topo

Atores de "13 Reasons Why" e "Punho de Ferro" agitam público na CCXP Recife

Alisha Boe, Christian Navarro e 	Brandon Flynn, a Jessica, o Justin e o Tony da série "13 Reasons Why", participam de painel da Netflix na CCXP Tour no Recife - Divulgação
Alisha Boe, Christian Navarro e Brandon Flynn, a Jessica, o Justin e o Tony da série "13 Reasons Why", participam de painel da Netflix na CCXP Tour no Recife
Imagem: Divulgação

Guilherme Gatis

Colaboração para o UOL, no Recife

15/04/2017 16h15

A Comic Con Experience Tour Nordeste recebeu neste sábado (15), no painel com atrações da Netflix, atores de duas das mais recentes séries da plataforma: Alisha Boe, Brandon Flynn e Christian Navarro conversaram sobre "13 Reasons Why", que aborda questões como suicídio, bulling e machismo em ambiente escolar; já Finn Jones e Tom Pelphrey conversaram com os jornalistas e com o público sobre a série "Punho de Ferro", que é ambientada no universo Marvel e apresenta o personagem que vai compor, em breve, "Os Defensores", junto com "O Demolidor", "Luke Cage" e "Jessica Jones".

Antes de encarar o público que lotou o auditório principal da CCXP os atores participaram de uma entrevista coletiva com a imprensa. Como já era esperado, o elenco de "13 Reasons Why", baseada no livro “Os 13 Porquês”, de Jay Asher, comentaram sobre as polêmicas que envolvem a série. “Soube que alguns professores estão exibindo a série em escolas nos Estados Unidos e isso é incrível”, comenta Alisha Boe, que no seriado interpreta a personagem Jessica.

A série conta, com narrativa em flashback, os 13 motivos, registrados em fitas cassete, pelos quais a personagem Hannah Baker (Katherine Langford) comete suicídio. "Nos focamos em produzir algo com o qual as pessoas pudessem se identificar. É muito importante você assistir algo e se sentir não só representado, mas também confortado pelo que está vendo”, explica Brandon Flynn, intérprete de Justin, sobre os cuidados que a produção do seriado teve para retratar o dia a dia do Ensino Médio americano. 

Os cuidados na produção incluíram a presença de psicólogos e instituições que trabalham com prevenção ao suicídio. “Ouvi de um desses profissionais que o caso de Hannah é muito semelhante a outros. Essa dimensão do real foi muito importante para entendermos a importância do nosso trabalho”, comentou Christian Navarro, que na série interpreta o personagem Tony.

A repercussão positiva do seriado se reflete, segundo Boe, não apenas no carinho dos fãs, mas nas lições que "13 Reasons Why" passam para os públicos, em especial os mais jovens. "Recebi mensagens de pessoas que disseram que pararam de sofrer bullying depois da série, porque os colegas assistiram e se conscientizaram", pontua a atriz.

Tanto Boe quanto Navarro também ressaltaram outro ponto importante da produção. “Sou um latino e por isso estou acostumado a fazer membros de gangues, mas tive a oportunidade de fazer um personagem profundo, que foge dos estereótipos”, comenta Navarro. “A produção não se importou com isso, tiveram cuidado de escolher as pessoas certas para cada papel. Essa foi a primeira vez que eu, como mulher negra, não fui chamada para fazer uma personagem especificamente negra”, diz Boe.

"Punho de Ferro"

Tom Pelphrey e Finn Jones - Divulgação - Divulgação
Os atores Tom Pelphrey e Finn Jones, da série "Punho de Ferro"
Imagem: Divulgação

Tanto na coletiva de imprensa quanto no painel com os fãs, os atores Finn Jones e Tom Pelphrey, de "Punho de Ferro", comentaram sobre o futuro do seriado – além da participação imediata de Finn Jones na próxima produção da Marvel, "Os Defensores", que reunirá, em uma única história, o Danny Rand de Jones e os protagonistas das séries "O Demolidor", Jessica Jones e Luke Cage.

“'Punho de Ferro' levou seis meses para ser gravado. Fiz uma pausa de apenas uma semana e já comecei as gravações de "Os Defensores". Terminamos de filmar na semana passada e agora estou aqui com vocês, ainda não parei para descansar”, comenta Finn.

Já Tom Pelphrey brincou com o fato de seu personagem em "Punho de Ferro", Ward Meachum, um executivo de alto escalão não ter super- poderes. “Ward é um personagem complexo, que tem muitas facetas e passa por muitas situações dramáticas, como o uso de drogas, além das reviravoltas. É um presente para qualquer ator interpretar um personagem assim”.

Finn Jones, que também participou da série "Game of Thrones", da HBO, também comentou sobre as diferenças entre seu trabalho anterior e suas experiências para a Marvel/Netflix. “Enquanto um episódio de 'Game of Thrones' leva mais de vinte dias para ser concluído, em 'Punho de Ferro' gravávamos um episódio a cada nove dias. São tramas diferentes, com tamanhos de elenco diferentes, mas no geral o ritmo de 'Punho de Ferro' foi muito mais acelerado”.

Em "Punho de Ferro", Danny Rand volta para Nova York 15 anos depois de sofrer um acidente aéreo. Nesse tempo, ele viveu na cidade mística de Kun Lun, onde virou mestre do kung fu. “Fiz aulas e me preparei para o personagem três meses antes de começarmos a filmar”, comenta Finn, que adiantou alguns spoilers de "Os Defensores" para a plateia da CCXP Tour. “Posso dizer que, assim como nos quadrinhos, Danny e Luke Cage serão amigos e responsáveis por boa parte do humor dessa nova série."

Finn também mostrou-se satisfeito com a evolução do seu personagem. “Danny se sente muito culpado com o que aconteceu no final de 'Punho de Ferro', apesar das suas evoluções, o que vimos nessa primeira temporada foi muito mais a transformação de um menino virando homem do que um super-herói. Já nos Defensores podemos ver essa transformação, ele vai finalmente virar, de fato, o 'Punho de Ferro'.”