Topo

Lena Dunham e produtora comentam final de Hannah em Girls: "Ela cresceu"

Lena Dunham em cena do último episódio de "Girls" - Divulgação
Lena Dunham em cena do último episódio de "Girls" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/04/2017 11h08

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers do final de "Girls". Se não quer saber o que acontece, não leia. 

“Girls” chegou ao fim no último domingo (16), após seis temporadas no ar. E a protagonista Hannah (Lena Dunham), marcada pelo egocentrismo que exibiu ao longo da série, terminou de uma forma inusitada para quem acompanhava a série: mais madura, ela se tornou mãe do pequeno Grover, e se mudou de Nova York para dar mais estabilidade ao filho.

Em entrevista à revista “Entertainment Weekly”, Dunham, que também é a criadora da série, disse que já imaginava um final desse tipo para a personagem. “Sempre houve essa ideia de que, para Hannah, uma conclusão não tinha a ver com um relacionamento romântico tradicional, mas tinha a ver com algum tipo de relacionamento. E o relacionamento mais altruísta que você pode desenvolver é quando você tem um filho – parecia que seria muito interessante ver uma pessoa notoriamente egoísta tentar fazer isso.”

Para a produtora executiva Jenni Konner, o final mostra que Hannah finalmente amadureceu. “No episódio piloto, ela é muito mimada, explica aos pais porque ela merece ter dinheiro mais do que as outras pessoas. No fim, ela aconselha uma adolescente e diz que ela deve respeitar a mãe dela. Ela realmente cresceu”, afirmou. “Só demorou sete anos”, completou Lena.

Sobre o nome inusitado escolhido para o filho da protagonista, Jenni revelou que ele partiu de uma ideia de Lena. “Todos nós pensamos: faz sentido. Claro que é Grover, é algo que Hannah faria. E quando fomos filmar a cena com o Paul-Louis [Riz Ahmed], decidimos que íamos fazer ele sugerir o nome, para que ele tivesse uma sugestão duradoura com a criança”.

O último episódio, diferentemente do penúltimo, não contou com Jessa (Jemima Kirke) nem Shoshanna (Zosia Mamet), que completavam o quarteto original da série. Só Marnie (Allison Williams) permaneceu ao lado de Hannah, ajudando-a a cuidar do bebê – o que também foi uma escolha proposital, conforme explicou a produtora executiva.

“Acho que Jessa e Hannah se magoaram muito para realmente manter a amizade”, disse Jenni. “E acho que você não quer dividir a criação de uma criança com a Jessa. Sempre dissemos que Marnie e Hannah eram a verdadeira história de amor da série. A personalidade da Marnie é tal que ela não vai deixar mais ninguém ajudar Hannah com o bebê. Se tem que ser alguém, será ela. Ela está procurando respostas”.

O processo de criar o final, porém, não foi tranquilo. “Ficamos seis meses sem dormir”, disse a produtora. Já Lena contou que elas não sabiam ao certo como fazer o que queriam. “Ela [Jenni] tinha uma ideia muito clara do que queria fazer e os sentimentos que queria evocar, mas não tínhamos certeza de como chegar lá. Houve essa noite em que falamos, falamos e falamos. Jenni palpitou, [o produtor] Judd Apatow palpitou... e desde a primeira sessão de roteiro na casa da Jenni, sete anos atrás, eu nunca tinha colocado tudo na mesa. Eu tinha que encontrar Jenni para jantar, mas não conseguia sair de casa, estava possuída por uma febre. Sentei, coloquei tudo na mesa e, no fim, parecia que um ciclo se fechava”.

Futuro

Jenni e Lena já pretendem trabalhar juntas em um próximo projeto, mas não deram mais detalhes sobre ele. “Ainda estamos tentando conseguir os direitos”, explicou a produtora. Já a atriz e roteirista falou mais: “Acho que é meio que perfeito, porque é o tipo de comédia pelo qual somos conhecidas e também dá um passo a frente em termos de conteúdo”.

Sobre os rumores de que “Girls” poderia retornar em um filme, Jenni afirmou que as duas aceitariam a ideia, mas não neste momento. “É claro que estaríamos abertas a um filme. Mas é só até aí que os rumores vão. Não há nenhuma conversa acontecendo. E também acho que deveria passar um tempo. Não conseguimos nem fazer o último episódio sem uma passagem de tempo. Se voltarmos, deve passar um bom tempo”.