Topo

Chris Pratt gosta de ser objeto sexual: "Ganho muito dinheiro com isso"

Chris Pratt em cena do filme "Guardiões da Galáxia Vol. 2" - Divulgação
Chris Pratt em cena do filme "Guardiões da Galáxia Vol. 2"
Imagem: Divulgação

James Cimino

Colaboração para o UOL, em Los Angeles (EUA)

21/04/2017 16h33

Uma cena em que Chris Pratt aparece sem camisa em "Guardiões da Galáxia Vol. 2" virou algo a ser discutido. Ao menos pela mídia dos Estados Unidos, que chegou a criticá-lo por ter emagrecido demais e que identificou um padrão de heróis que terão seus músculos e tanquinhos à vista nos próximos filmes.

Chris Pratt - Getty Images - Getty Images
Chris Pratt na premiere de "Guardiões 2" em Los Angeles
Imagem: Getty Images

Durante o lançamento de "Guardiões 2" nesta quinta-feira (20), em Los Angeles, Pratt comentou sobre objetificação masculina. "Não atrapalha minha carreira. Somos todos objetos, é um fato. A partir do momento em que apontam uma luz para a gente, nos maquiam e ligam a câmera, viramos adereços. Eu posso dizer que esta objetificação é boa para mim, porque, a cada vez que eu mostro meu corpo, eu ganho um monte de dinheiro que vai garantir a faculdade do meu filho", disse o ator.

Mas o intérprete do personagem Star Lord fez questão de salientar que o assunto deve ter uma abordagem diferente ao se referir às mulheres. "Como homem, eu posso dizer isso. Mas tenho que ser cuidadoso porque, por milênios, mulheres têm sido objetificadas de um jeito degradante. Então as duas coisas têm de ser tratadas de forma diferente, por causa do contexto histórico da objetificação feminina. Temos que ser sensíveis a isso."

Para o diretor do filme, James Gunn, parte do problema não é sobre ser sexualmente atraente ou mesmo ser visto como um modelo de beleza, mas o fato de que muitos filmes reduzem as mulheres à apenas isso. "Quando Chris Pratt ou Chris Evans aparecem bonitos na tela e Michael Rooker aparece horroroso, as pessoas prestam atenção, mas imediatamente querem saber mais sobre aqueles personagens. Chris Pratt é bonito, divertido, tem um lado sensível e todos esses atributos. Historicamente, os homens têm posto as mulheres em filmes unicamente como seres sexuais. Todo o restante de suas personalidades é negado."

Gunn lembrou que, em "Guardiões da Galáxia Vol. 2", as personagens femininas Gamorra (Zoe Saldana), Nebula (Karen Gillan), Mantis (Pom Klementieff) e Ayesha (Elizabeth Debicki) são "personagens completos". "A Mantis, por exemplo, uma das razões pelas quais nós a amamos é o fato de ela ser divertida, esquisita e meio pateta como o Drax [Dave Bautista] e o Rocket [Bradley Cooper]."

O produtor Kevin Feige também destacou que as histórias dessas mulheres não são centradas nos romances e em nenhuma figura masculina. "A história que envolve Nebula e Gamorra é uma das minhas preferidas, porque é sobre rivalidade entre irmãs e sobre uma entender o ponto de vista da outra", disse ele.

Elizabeth Debicki, que faz uma das personagens femininas líder de um planeta super desenvolvido, disse que, para ela, a nudez tem que ter contexto e propósito. "Adoro a minha personagem porque ela é poderosa, inteligente usa muita roupa. Às vezes, roupa até demais."

Michael Rooker, o intérprete do personagem Yondu, não perdeu a oportunidade para fazer uma piada. "Eu me objetifico o tempo todo. Eu digo pra mim mesmo: 'Rooker, deixe o espelho em paz'."

Trailer legendado de "Guardiões da Galáxia Vol. 2"

UOL Entretenimento