Topo

Christopher Nolan e a revolução no uso das câmeras IMAX em "Dunkirk"

"Dunkirk", novo filme do diretor Christopher Nolan - Divulgação/Warner Bros
"Dunkirk", novo filme do diretor Christopher Nolan
Imagem: Divulgação/Warner Bros

Do UOL, em São Paulo

21/04/2017 17h13

Christopher Nolan sempre arriscou em suas produções, e seu próximo filme, um épico sobre a Segunda Guerra Mundial, revolucionou o uso das câmeras IMAX, que possibilitam tamanho e resolução muito maiores que as convencionais. 

"Dunkirk" vai retratar a evacuação das tropas inglesas e aliadas da cidade francesa que dá nome ao projeto. Estima-se 300 mil soldados estiveram na batalha entre os dias 26 de maio 4 de junho de 1940.

A grandiosidade do tema se reflete no equipamento usado durante as filmagens, principalmente nas câmeras especiais que pesam 25 quilos. "Hoyte Van Hoytema [diretor de fotografia] usou as máquinas portáteis por alguns segundo em 'Interstelar' efetivamente, e agora eu tive que contar para ele que ele usaria a câmera em grande quantidade", disse o diretor ao "Entertainment Weekly". 

Com o alcance maior das câmeras, o cineasta pôde seguir o elenco em um formato mais intimista do que anteriormente usado no sistema IMAX. "Nós pudemos entrar em um pequeno barco com alguns personagens e filmar como se estivéssemos com uma GoPro".

"Dunkirk" estreia no dia 20 de julho no Brasil.