Topo

Enquanto tenta encerrar caso de estupro, Polanski lançará filme em Cannes

30.out.2015 - Roman Polanski concede entrevista coletiva após julgamente na Polônia - Janek Skarzynski/AFP Phoro
30.out.2015 - Roman Polanski concede entrevista coletiva após julgamente na Polônia Imagem: Janek Skarzynski/AFP Phoro

Do UOL, em São Paulo

27/04/2017 16h31

O Festival de Cannes 2017 anunciou mais sete filmes à sua programação, incluindo "D'après une histoire vraie", de Roman Polanski.

Protagonizado por Eva Green e Emmanuelle Seigner, o novo filme do polonês conta a história de um escritor que se envolve com um fã obsessivo. O filme será exibido fora de competição em Cannes.

O diretor atualmente luta na Justiça para encerrar um caso de estupro da década de 1970 sem cumprir mais tempo de prisão.

Além de Polanski, Ruben Ostlund de ("Força Maior") apresenta seu novo filme "The Square", estrelado por Elisabeth Moss e Dominic West, na competição principal.

Brasil

Tem brasileiro na programação de Cannes. O curta-metragem “Nada”, do diretor Gabriel Martins, integra a programação da Quinzena dos Realizadores, mostra paralela que traz ainda novos trabalhos de cineastas festejados, como Amos Gitai, Abel Ferrara, Bruno Dumont e Claire Denis.

“Nada” traz no elenco a MC Clara Lima, rapper em ascensão na cena brasileira e finalista no Duelo de MCs Nacional em 2016.

Além do curta, o produtor brasileiro Rodrigo Teixeira emplacou duas produções internacionais “A Ciambra”, de Jonas Carpignano, e “Patti Cake$”, de Geremy Jasper, escolhido para encerrar a mostra. O diretor Fellipe Barbosa também ganhou destaque e exibe seu novo filme, "Gabriel e a Montanha" na Semana da Crítica. 

O Festival de Cannes acontece entre 17 e 28 de maio, no Palais des Festivals, e terá o diretor espanhol Pedro Almodóvar como presidente do júri na disputa principal, que contará com a Will Smith e Paolo Sorrentino. Figuras já conhecidas, como a americana Sofia Coppola (“O Estranho Que Nós Amamos”), o austríaco Michael Haneke (“Happy End”) e o francês Michael Hazanavicius ("Le Redoutable”), concorrem a Palma de Ouro nesta edição.