Topo

"Sense8" em SP tem beijo gay de Bruno Fagundes e cartaz de "Fora, Temer"

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

01/05/2017 14h57

Faz quase um ano que a produção de “Sense8”, da Netflix, desembarcou em São Paulo com atores e a diretora Lana Wachowski para gravar uma sequência na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, uma das maiores do mundo. E os fãs da série finalmente poderão conferir o resultado nesta sexta-feira (5), quando estreia sua segunda temporada.

UOL já viu os novos episódios e conta para você como ficaram as cenas da capital paulista. Não há spoilers, mas se você é daqueles que não gosta de saber nada da série, melhor voltar depois.

A sequência da Parada ocupa aproximadamente sete minutos do sexto episódio da nova temporada (o especial de Natal, lançado em dezembro de 2016, é considerado o primeiro). Mas ela começa antes do evento em si – e com uma participação relâmpago de Bruno Fagundes, filho do ator Antonio Fagundes.

O ator Bruno Fagundes, que fará uma pequena participação em "Sense8"  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
O ator Bruno Fagundes, que fará uma pequena participação em "Sense8"
Imagem: Reprodução/Instagram

Na trama, o sensate Lito (Miguel Angel Sivestre), galã de filmes de ação mexicanos, é convidado pela organização da Parada após ter sua homossexualidade revelada ao público, mas questiona-se sobre discursar ou não no evento. No terraço de um conhecido hotel paulistano, ele discute o assunto com o namorado Hernando (Alfonso Herrera) e a amiga Daniela (Eréndira Ibarra), quando recebe uma espécie de sinal: em uma mesa próxima, ele vê o personagem de Bruno beijando outro homem.

O brasileiro, escalado depois de ter sido recusado em um teste para outro papel por ser muito jovem, não tem falas, mas ganha um bom destaque em cena. Após o beijo, é possível ouvir, ao fundo, um “óun, que lindo!”, enquanto o personagem sorri para suas companheiras de mesa.

Em seguida, a série vai para o dia da Parada. Lito, inspirado, dá um discurso emocionante sobre como foi esconder seu verdadeiro eu por tanto tempo e grita, a plenos pulmões: “Eu sou um homem gay”. Ele ainda assume publicamente seu namoro com Hernando e dá nele um beijo cinematográfico, com direito até a uma chuva de confetes. Os demais sensates, é claro, aparecem para dar seu apoio: Wolfgang (Max Riemelt), Capheus (Toby Onwumere), Sun (Bae Doona), Nomi (Jamie Clayton), Kala (Tina Desae), Riley (Tuppence Middleton) e Will (Brian J Smith) ouvem o discurso e, depois, caem na festa com Lito.

Fora, Temer

Para o espectador atento, outros detalhes também devem chamar a atenção. Nas tomadas do público que lota a avenida Paulista, é possível avistar um cartaz com as palavras de ordem “Fora, Temer”, contra o presidente Michel Temer, e outro no qual a palavra “golpe” tem a letra “O” substituída pelo símbolo da Rede Globo. Na época (maio de 2016), vale lembrar, o impeachment da presidente Dilma Rousseff já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados.

Os cartazes, é justo dizer, somem rápido da cena – ficam o alto-astral do momento, a fotografia bem iluminada e colorida e o acabamento técnico que é um dos pontos fortes da série desde sua estreia, em 2015.