Topo

Grafiteiro que comprou briga com Dória, Mundano vira tema de série de TV

Carroça de catador de recicláveis reformada pelo projeto "Pimp My Carroça" - Divulgação
Carroça de catador de recicláveis reformada pelo projeto "Pimp My Carroça" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/05/2017 19h58

O grafiteiro paulistano Mundano, que comprou briga com o prefeito de São Paulo João Dória no início do ano, ganhou um episódio da série "Quem Se Importa", exibida pelo canal pago Curta!. O conteúdo do programa, no entanto, focará no projeto "Pimp My Carroça", que já existe há dez anos, e não na polêmica com os grafites apagados na capital paulista.

A iniciativa nascida muito antes da polêmica com os desenhos cobertos pela prefeitura usa o grafite como ponto de partida para resgatar a autoestima de catadores de materiais recicláveis. O grafiteiro decora os carrinhos dos coletores com cores e frases de impacto. Inspirado no programa de TV americano "Pimp My Ride", o projeto usa a arte para dar reconhecimento aos trabalhadores.

"Com essa iniciativa, comecei a quebrar a falta de interação dos carroceiros com as pessoas. Eu fui me misturando com eles e observando o impacto que cada carroça pintada ocasionava na vida destes cidadãos”, conta Mundano que já reformou cerca de 290 carroças no Brasil e até em outros países, como Colômbia, Marrocos e Kosovo.

Os episódios da série "Quem Se Importa" são focados em empreendedores sociais brasileiros que, por meio de suas ideias criativas, têm contribuído para melhorar a vida de pessoas e comunidades em cidades das região Sudeste e Nordeste do Brasil. Os projetos ensinam o respeito à diversidade cultural, humana e ambiental e buscam sensibilizar a sociedade com exemplos do que é possível fazer para ajudar.

Dirigido por Mara Mourão e com produção da Grifa Filmes e Mamo Filmes, o episódio inédito dedicado à Mundano vai ao ar no canal Curta! nesta sexta-feira (5) às 20h, com reprises na própria sexta à meia-noite, no sábado (6) às 15 horas e na segunda-feira (8) às 14 horas.

O grafiteiro Mundano - Divulgação - Divulgação
O grafiteiro Mundano e a diretora Mara Mourão
Imagem: Divulgação