Filmes e séries

Elenco, roteiro, direção: tudo o que já sabemos sobre "Mussum, o Filmis"

Reprodução/Divulgação/Montagem
O ator Ailton Graça (à direita), que interpretará o humorista Mussum no cinema Imagem: Reprodução/Divulgação/Montagem

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

12/05/2017 04h00

Como um garoto que nasceu pobre no morro, filho de uma empregada doméstica analfabeta, terminou a vida sendo um dos maiores e mais importantes humoristas do país? É essa a pergunta-chave que o longa "Mussum, o Filmis" tentará responder em 2019. A cinebiografia do trapalhão está engatilhada, com protagonista escolhido e uma história de época que promete ser grandiosa, tomada de referências pop, humor e emoção. Um filme "para a família".

“O que eu tinha nas mãos é a trajetória de alguém que amava o samba, que fez sucesso como sambista, mas que acabou amarrado pelo seu talento natural de fazer rir, Não é que ele não gostasse de ser comediante, mas o samba era a sua verdadeira paixão, e ele desviou-se dela por questões financeiras e pessoais”, diz ao UOL, com exclusividade, o roteirista Paulo Cursino.

Com censura livre, o longa terá trama romanceada. Ou seja, os fatos narrados serão reais, mas não essencialmente literais. O "lado sombrio" de Mussum ficará em segundo plano. “Não é questão de mentir ou omitir, mas de ser fiel a um princípio dramático e a um objetivo claro. Estamos falando de como Antônio Carlos Bernardes virou Mussum. Não de como ele era mulherengo ou se bebia demais.”

Veja abaixo tudo o que já sabemos sobre o filme.

Divulgação/Páprica Fotografia
O diretor carioca Roberto Santucci Imagem: Divulgação/Páprica Fotografia

Direção

A direção está nas mãos do “rei” das bilheterias Roberto Santucci, de “Até que a Sorte nos Separe”, “Loucas pra Casar” e “De Pernas pro Ar”. O carioca pretende reconstituir a história de Mussum de maneira grandiosa e divertida, da infância aos últimos dias, com enfoque no período clássico do programa "Os Trapalhões". Segundo os produtores, o formato não é o de comédia clássica, mas nem por isso será um filme triste. A Ancine autorizou o projeto, tocado pela produtora Camisa Listrada, a captar R$ 10 milhões, valor considerado alto para o padrão do cinema nacional.

Arquivo pessoal
Mussum se apresenta com os Originais do Samba no México, nos anos 1960 Imagem: Arquivo pessoal

Roteiro

Atualmente em fase de tratamento, o roteiro foi escrito por Paulo Cursino, das séries “Sai de Baixo” e “Sob Nova Direção” e de filmes como os da franquia “Até que a Sorte nos Separe”. É baseado no livro “Mussum Forévis : Samba, Mé e Trapalhões” (2014), do jornalista Juliano Barreto, que colabora no projeto. De acordo com Cursino, a ideia é aprofundar o Mussum que se escondia por trás do personagem midiático. Um sujeito que nasceu na favela, serviu o Exército, formou o grupo Os Originais do Samba e, ainda que tenha virado símbolo da boemia e malandragem, nunca deixou de ser um pai dedicado e rígido. O roteiro terá o samba como fio condutor.

Reprodução
Os Trapalhões em seu quarteto clássico Imagem: Reprodução

Elenco

Um nome está definido: Ailton Graça, que dará vida a Mussum na fase adulta, quando ele passa a atender pelo apelido famoso dado por Grande Otelo. Antes, como “Carlinhos”, será vivido na infância e juventude por outros dois atores, ainda a ser escolhidos, assim como os intérpretes de Didi, Dedé e Zacarias. Os remanescentes dos Trapalhões e a família de Zacarias serão posteriormente acionados para participar da escolha dos atores. Otelo, Chico Anysio, Garrincha, Elza Soares, Rogéria, Milton Gonçalves e Boni também figurarão no filme. Jorge Ben Jor, que compôs para os primeiros álbuns dos Originais do Samba, e Jair Rodrigues podem aparecer. Os testes de elenco devem acontecer no segundo semestre deste ano.

Arquivo pessoal
Mussum em seu casamento com Neila, no dia 3 de Novembro de 1972 Imagem: Arquivo pessoal

Família envolvida

Assim como no livro “Mussum Forévis : Samba, Mé e Trapalhões”, "Mussum, o Filmis" também contará com colaboração da família do humorista. Existe desde o início uma preocupação com o teor do roteiro, cujo desenvolvimento acabou atrasando a produção. De acordo com o cronograma inicial, as filmagens deveriam ter começado no ano passado. "Já mostrei a história para o Augusto e o Sandro, filhos do Mussum, e eles me passaram algumas observações importantes, mas pontuais. Graças a Deus, eles disseram que adoraram o que leram", diz ao UOL o roteirista Paulo Cursino.

Reprodução
O humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum Imagem: Reprodução

Captação, e filmagens e lançamento

Ainda em pré-produção, o filme está na fase de captação de recursos, que podem ou não alcançar o valor de R$ 10 milhões. As filmagens acontecerão majoritariamente no Rio, no ano que vem. A previsão é que o filme seja lançado em 2019, próximo dos 25 anos da morte do humorista, que morreu aos 53 anos, em 29 de julho de 1994. Os produtores querem replicar o Rio de Janeiro dos anos 1950 e 1960, marcando com a música a infância e juventude de Mussum. Haverá filmagens em favela, e uma das referências estéticas será o clássico “Orfeu Negro", do cineasta francês Marcel Camus. O set também será montado em São Paulo, para retratar a época em que os Trapalhões viraram sensação na TV Tupi, nos anos 1970, quando Mussum já morava na capital paulista.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

UOL Cinema - Imagens
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
TV e Famosos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Roberto Sadovski
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Cinema
Roberto Sadovski
Cinema
Colunas - Flavio Ricco
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo