Topo

Autoajuda monstro: Atores fortões viram gurus inspiradores no Facebook

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

13/05/2017 04h00

Você tem um minutinho para ouvir a palavra do Vin Diesel? E do Will Smith? E do Dwayne Johnson, o The Rock? Estrelas dos filmes de ação, os atores norte-americanos são a cara da nova onda de autoajuda da web brasileira.

Há pouco mais de um ano, páginas do Facebook surgiram na web disseminando pensamentos inspiradores por meio da combinação foto de fortão + frase de efeito.

Uma das maiores é a Homem de Caráter, que pertence ao despachante carioca Michel Costa, de 35 anos. Ele também é dono da Alcateia dos Héteros e tem parceria com a União Alfa e a Homens e Mulheres de Honra. Juntas, as fangapes somam mais de 450 mil seguidores na rede social.

Criador só queria escrever textão

Will Smith  - Reprodução/Facebook/HomemdeCaráter - Reprodução/Facebook/HomemdeCaráter
Uma foto do Willl Smith e uma frase de efeito na cabeça são tudo que a Homem de Caráter precisa para inspirar
Imagem: Reprodução/Facebook/HomemdeCaráter
Fã de literatura de autoajuda, sobretudo a empresarial, Michel queria mesmo ter um blog especializado em textões inspiradores, mas o filão das imagens com reflexões se revelou com muito mais potencial para repercussão.

"Amo textos de efeitos, só o que o texto dentro de uma página de Facebook não tem valor nenhum. As pessoas têm preguiça de ler. Elas não conseguem ler, não conseguem interpretar. Uma figura com uma frase é muito mais bem aceita do que um texto que faça você chorar", explica Michel em entrevista ao UOL.

O despachante se dedica uma hora por dia para produzir e postar as montagens, que obtém de 200 a 3 mil reações nas páginas, dependendo da mensagem e do fortão (The Rock é quem vai melhor). A inspiração para as frases vem de todos os lugares. Muita coisa encontrada na própria internet, é claro, mas são os amigos da firma - Michel trabalha em uma empresa de ônibus - os que mais contribuem.

"Um dos maiores compartilhamentos que eu já tive foi uma frase que um colega falou para mim. Era alguma coisa assim: 'Se a vida fosse fácil, nós nasceríamos sorrindo e não chorando'", lembra. "Acho que o segredo é você colocar uma foto que expresse a frase", complementa.

Tudo posso no Vin Diesel que me fortalece

O ator Vin Diesel é figura recorrente dos posts de autoajuda da página Homem de Caráter - Reprodução/Facebook/HomemdeCaráter - Reprodução/Facebook/HomemdeCaráter
O ator Vin Diesel é figura recorrente nos posts de autoajuda da página Homem de Caráter
Imagem: Reprodução/Facebook/HomemdeCaráter
Apesar da preferência por Vin Diesel, The Rock e Will Smith, Michel não chega a ser fã dos atores. A presença constante dos astros na página se dá pelo fato de eles "combinarem com a visão". Denzel Washington e Richard Gere também aparecem com frequência.

"Até gosto dos filmes deles, mas costumo dizer que não tenho ídolos. Meu ídolo é Jesus Cristo e mais ninguém. Óbvio que tem pessoas que você admira pelo que elas fazem e pelo que elas são", diz.

Muitos seguidores chegam até a página, pois acreditam que ela pertence aos atores. Michel procura deixar claro que a mente por trás dos posts é a de "um trabalhador comum". "Nunca ganhei 1 real pela página e não faço isso pelo status. É só pela satisfação de escutar as pessoas dizendo: 'Eu estava mal, vi sua mensagem e ela mudou meu dia', diz.

As interações, no entanto, nem sempre foram positivas. Há um ano, quando começou a Homem de Caráter, Michel sofreu críticas por conta de posts machistas.
"No passado eu tinha posts de comparação de roupas de mulher. Por exemplo, colocava uma mulher com uma roupa bem vulgar e outra com uma roupa recatada e aí a frase: 'Minha roupa não define meu caráter, mas meu caráter define a roupa que eu visto'. Era bem pesado", lembra.

Quando começou a perder seguidores por causa do teor das postagens, o despachante resolveu mudar a linha editorial. Atualmente, metade da audiência é feminina, ele garante. "Hoje eu só abordo a parte de autoajuda, de religião, estou sempre falando de Deus, de fé, de conquista. Você pode, você consegue, basta você querer. Isso traz uma positividade melhor que a parte machista", conclui.