Topo

"Ninguém pode reclamar", diz criador de cena gay de "Deuses Americanos"

Cena de sexo entre homens mulçumanos mostrada no terceiro episódio da série "Deuses Americanos" - Reprodução/AmazonPrime
Cena de sexo entre homens mulçumanos mostrada no terceiro episódio da série "Deuses Americanos" Imagem: Reprodução/AmazonPrime

Do UOL, em São Paulo

15/05/2017 12h48Atualizada em 15/05/2017 16h45

A série "Deuses Americanos" vem fazendo barulho desde sua estreia, e, no último domingo (14), levou ao ar uma cena de sexo entre homens muçulmanos. A sequência está sendo chamada pela imprensa americana de "a cena de sexo gay mais explícita da história".

"Não quisemos defender nenhuma causa, da nossa parte houve apenas o desejo de abraçar a positividade sexual e a certeza de que a cena fosse tão bonita e profunda que ninguém teria o direito de reclamar, porque ninguém pode reclamar mesmo", disse Bryan Fuller, roteirista da série, em entrevista ao "TV Guide".

Na adaptação televisiva do livro de Neil Gaiman, de 2001, um jovem vendedor chamado Salim (Omid Abtahi) pega um táxi dirigido por Jinn (Mousa Kraish), um dos deuses da história. Eles desabafam sobre suas vidas, têm uma conexão e vão para um quarto de hotel, onde transam.

Fantástica metáfora

Deuses Americanos - Reprodução/AmazonPrime - Reprodução/AmazonPrime
Jinn (Mousa Kraish) e Salim (Omid Abtahi) têm uma noite de romance e sexo em "Deuses Americanos"
Imagem: Reprodução/AmazonPrime

Poética, a sequência de quatro minutos tem um nu frontal de Kraish e alguns elementos sobrenaturais, já que por meio do ato sexual Jinn consegue tomar posse do corpo de Salim.

Segundo Fuller, a cena é uma "fantástica metáfora para um homem que não pode ser visto, espera por isso, e aí, pela primeira vez, vivencia a experiência do que é ser visto por outro homem".

"Foi uma oportunidade que tivemos de desafiar o público a não desviar o olhar da beleza dessa experiência para o Salim. Queríamos fazer com que fosse bonito. Queríamos que fosse hipnótico. Queríamos criar uma experiência hipnótica, não só para o Salim, mas para todos os homens como o Salim, que têm uma noção corrompida de sexualidade, por qualquer razão que seja, e não podem ser eles mesmos sexualmente falando", explicou Fuller.

Exibida pelo canal a cabo Starz nos Estados Unidos, "Deuses Americanos" conta a história de Shadow (Ricky Whittle), um ex-presidiário que se envolve em uma disputa entre deuses mitológicos da Antiguidade que habitam os Estados Unidos. A série está disponível no catálogo da Amazon Prime no Brasil e tem episódios novos liberados às segundas-feiras.