Topo

Sir Roger Moore, astro de 007 em sete filmes, morre de câncer aos 89 anos

Do UOL, em São Paulo

23/05/2017 10h32

O ator britânico Roger Moore, que interpretou James Bond em sete filmes da franquia, morreu nesta terça-feira (23), aos 89 anos, na Suíça, em decorrência de um câncer. A informação foi confirmada por familiares em um comunicado oficial divulgado nas redes sociais do artista. Moore terá um funeral privado em Mônaco. 

Moore ficou internacionalmente conhecido por seu papel como James Bond, que assumiu após a saída de Sean Connery da franquia. Ele foi o terceiro ator a dar vida ao personagem. Ele também foi o artista que mais vezes representou o agente secreto nas telonas, sempre com humor sarcástico, ironia e ternos absolutamente alinhados.

Ele atuou nos filmes "Com 007 Viva E Deixe Morrer" (1973), "007 Contra O Homem Com A Pistola De Ouro" (1974), "007 – O Espião Que Me Amava" (1977), "007 Contra O Foguete Da Morte" (1979), "007 – Somente Para Seus Olhos" (1981), "007 Contra Octopussy" (1983), "007 – Na Mira Dos Assassinos" (1985).

O filme "007 Contra O Foguete da Morte" mostrou o espião no Brasil, travando uma luta espetacular em cima do bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, contra o vilão Dente de Aço. 

Embora tenha feito diversos trabalhos no cinema e na TV, Moore nunca conseguiu se desvencilhar da sua imagem como 007 nos cinemas. 

Vida pessoal

O ator e humorista Renato Aragão, o Didi, posa para foto com o ator Roger Moore em homenagem que recebeu da Unicef, no Rio de Janeiro - Frederico Rozário/Folhapress - Frederico Rozário/Folhapress
Em 1991, Roger Moore visitou o Brasil para se encontrar com Renato Aragão
Imagem: Frederico Rozário/Folhapress
Roger Moore nasceu em 1927 em Londres. Ele trabalhou como modelo até os início dos anos 1950.

Mudou-se para os Estados Unidos em 1953 contratado por sete anos pela MGM para atuar em diversos filmes como coadjuvante. Antes de ser ator, Moore trabalhou como cartunista em Londres, ganhando US$ 7 por semana.

Nos Estados Unidos, atuou na série "O Santo" entre 1962 e 1969 e também como Brett Sinclair em "The Persuaders", ao lado de Tony Curtis.

Ele casou-se quatro vezes e teve três filhos. Aos 85 anos descobriu um câncer de próstata e vivia em Mônaco com sua esposa, a socialite dinamarquesa Kristina Tholstrup, com quem estava junto desde 2002. Este casamento causou rusgas familiares com sua terceira mulher, Luísa Mattioli (mãe de seus três filhos), com quem viveu 30 anos, e era amiga de Christina. Ele também foi casado com Doorn Van Steyn e Dorothy Squires.

Na vida pessoal, Moore dedicou boa parte de seu tempo à carreira de embaixador do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Em 1999, por seu trabalho na ONU, o ator foi condecorado pela rainha Elizabeth II como Cavaleiro do Império Britânico.

Em 1991, Moore visitou o Brasil onde empossou o ator Renato Aragão como representante da Unicef no país. Em setembro de 2000, voltou ao país para trabalhos pessoais e chegou a visitar o Castelo de Caras. 

"Com grande pesar anunciamos que nosso querido pai, Sir Roger Moore, morreu hoje na Suíça após a uma batalha breve mas corajosa contra o câncer", afirmou a família. "Nós sabemos que nosso amor e admiração será multiplicada muitas vezes mais, ao redor do mundo, por pessoas que o conheceram por seus filmes, seus programas de TV e seu trabalho apaixonado na Unicef, que pode ser considerada a sua grande realização", diz a nota assinada pelos filhos Deborah, Geoffrey e Christian.