Topo

Sósia de ator, estudante resolve viver como Jon Snow no Rio Grande do Sul

Cosplay de Jon Snow, Leonardo Granado passea em shopping vestido como o herói de "Game of Thrones" - Reprodução/Youtube
Cosplay de Jon Snow, Leonardo Granado passea em shopping vestido como o herói de "Game of Thrones" Imagem: Reprodução/Youtube

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

23/05/2017 04h00

De olho nos White Walkers e no inverno que está sempre chegando, Jon Snow tem muitas preocupações na série “Game of Thrones” e quase nenhum tempo para curtir a vida.

Pensando nisso, um brasileiro de Viamão (Rio Grande do Sul) resolveu aproveitar sua semelhança com Kit Harington, ator que interpreta Snow, e se apossar da identidade do personagem.

Kit Harington, o Jon Snow real, e Leonardo Granado, o cosplay  - Divulgação/HBO/ArquivoPessoal - Divulgação/HBO/ArquivoPessoal
Kit Harington, o Jon Snow real, e Leonardo Granado, o cosplay
Imagem: Divulgação/HBO/ArquivoPessoal
Em seu canal no YouTube, criado há três meses, Leonardo Granado, de 20 anos, já fez Snow entrar no Tinder, passear de escada rolante em um shopping e jogar tênis.

“Tive essa ideia porque o Jon está sempre muito sério e nunca se diverte. Achei que seria legal vê-lo fazendo coisas normais”, diz Granado em entrevista ao UOL.

O estudante começou a fazer cosplay de Jon Snow há quatro anos depois que amigos insistiram para que ele começasse a assistir “Game of Thrones”. “Todo mundo falava que eu parecia o Jon, mas como era Ensino Médio, colégio, pensava que era brincadeira”, lembra.

Convencido da semelhança com Harington, Granado virou fã da saga de George R. R. Martin e já gastou R$ 1.200 em figurinos para ficar ainda mais parecido com o bastardo dos Stark. “No começo meus pais não aceitaram, mas depois eles viram que era uma coisa que me fazia bem e passaram a encarar numa boa”, diz o jovem, que além de frequentar a faculdade, trabalha na empresa do avô.

É somente nos finais de semana que ele se dedica a ser Jon Snow. A namorada também entra na brincadeira e ajuda a produzir os vídeos. “Namoro com ela há menos tempo do que sou Jon Snow”, diz o jovem quando questionado sobre a possibilidade de abandonar o hobbie por amor.

“O inverno está chegando, vamos nos aquecer”

Jon Snow no Tinder - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Cosplay de Jon Snow, Leonardo Granado entra no Tinder para ajudar o personagem a encontrar um grande amor
Imagem: Reprodução/YouTube
Apesar de estar comprometido, Granado resolveu entrar no Tinder fantasiado de Jon Snow para testar a popularidade do personagem com as mulheres e também para ajudá-lo a superar Ygritte (Rose Leslie), com quem o herói teve um breve romance, encerrado de forma trágica na série.

Com cantadas temáticas como “O inverno está chegando, vamos nos aquecer” ou “Gata, eu não sou o Ned Stark, mas perdi a cabeça quando te vi”, o Snow brasileiro não obteve muito sucesso no aplicativo.

A paquera acontece mais pessoalmente, garante Granado. "Já me pediram em casamento em um evento de cosplay. E foi mais de uma vez no mesmo dia. As gurias se ajoelham e pedem”, conta. Famoso em Viamão, ele diz precisa mudar o penteado e usar óculos para não ser reconhecido nas ruas. “A cidade aqui é muito pequena (251 mil habitantes). Todo mundo já me conhece como Jon Snow”.

Além de ganhar mais seguidores no canal, o maior objetivo de Granado é encontrar Kit Harington pessoalmente. “É o meu sonho. Acho que vai ser engraçado, porque eu sei da existência dele e ele não sabe da minha”, diz estudante. O encontro vai ser difícil, afinal como Ygritte sentenciou na série: “Você não sabe de nada, Jon Snow”.

Jon Snow no supermercado - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Herói também tem necessidades: Leonardo Granado vai ao supermercado para comprar o papel higiênico preferido de Jon Snow
Imagem: Reprodução/YouTube