Topo

Sincero e divertido, Will Smith é o que faltava para o Festival de Cannes

Do UOL, em São Paulo

24/05/2017 04h00

Quando Will Smith foi anunciado como parte do júri do Festival de Cannes, talvez o mais prestigiado do mundo, a reação foi de estranheza. Nenhum dos mais de 40 filmes feitos pelo ator de "Homens de Preto" e "Eu Sou a Lenda" passou perto da seleção do evento francês. No entanto, bastaram alguns dias para todo mundo perceber que Will é o terremoto necessário na Croisette. 

Num festival de poses e ar blasé para todos os lados, Smith foi sincero, "Muito difícil ver três filmes num dia", foi humilde, "Estou aqui para aprender", distribuiu "hi fives", autógrafos, selfies, dançou no tapete vermelho e ainda propôs uma revisão do conservadorismo do evento. "Por que não filmes da Netlfix?". 
 
Reunimos os melhores momentos que provam que Will é o Prince of Cannes, em referência a um de seus trabalhos mais notáveis, "Prince of Bel-Air" (Um Maluco no Pedaço). 
Will Smith é a pessoa que mais se diverte no Festival de Cannes - Zumapress - Zumapress
Imagem: Zumapress
 
Will é sincerão 
Duas vezes indicado ao Oscar e com mais de 40 filmes no currículo, o ator decidiu jogar a real sobre ser jurado no festival francês. Pensou em não aceitar o convite quando se deu conta que o compromisso iria exigir duas semanas de seu tempo e que as passaria principalmente assistindo filmes. "Eu tinha provavelmente 14 anos de idade na última vez em que assisti três filmes em um dia!", afirmou.
 
Will é só #gratidão
Logo na abertura do evento, o ator disse o que significava estar ali. "A zona oeste da Filadélfia fica bem longe de Cannes", disse o ator norte-americano em referência ao bairro carente da cidade dos Estados Unidos onde ele cresceu. "O Festival de Cinema de Cannes é o prestígio definitivo do cinema". Ao lado de Pedro Almodóvar, presidente do júri e diretor de clássicos como "Fale Com Ela" e "Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos", Will não se intimidou. "Por isso estou empolgado de estar aqui, mais do que tudo para aprender". 
 
Questiona conservadorismo
Em Cannes, o assunto mais comentado é a Netflix. Há dois filmes da plataforma de streaming concorrendo à Palma de Outro, mas de acordo com a legislação francesa, filmes exibidos no cinema devem ir para a internet somente três anos depois. Com isso, a Netlix se recusou a colocar seus filmes na telona e a polêmica se instaurou. Almodóvar defendeu a tradição. Já Will mandou um "por que não Netflix". Para ele, a plataforma aumentou a "compreensão cinematográfica global" de seus três filhos, que têm 16, 18 e 24 anos de idade.

Smith, que estrela o filme "Bright", em fase de pós-produção pela Netflix, disse ainda que os filhos, apesar de usuários assíduos do serviço de streaming, frequentam as salas de cinema regularmente. "Na minha casa, a Netflix não afetou o hábito dos meus filhos de ir ao cinema. Eles vão para serem impactados por certas imagens e ficam em casa para outros filmes. Na minha casa, a Netflix só foi benéfica, eles assistem a coisas que jamais veriam". 
 
Também foi para se divertir
O que você faz quando ouve a própria música no tapete vermelho de Cannes. Mantém a pose, certo? Afinal você está de traje de gala. Errado! Smith dançou seu sucesso "Gettin' Jiggy Wit It". Nem Jessica Chastain resistiu. Quer um autógafo? Will dá. Uma selfie? Ele está disposto também. Ah, e se rolar um momento engraçado na entrevista, ele vai se soltar também. Fique tranquilo.