Topo

Americano recria locadora dos anos 80 no porão de casa; e ela funciona!

Do UOL, em São Paulo

26/05/2017 16h28

Você sente saudade de entrar naquela locadora abarrotada e passar consideráveis minutos do seu dia escolhendo o VHS (ou DVD) que assistirá em casa no fim de semana? Um americano de Houston sofre desse mesmo tipo de nostalgia. Mas ele encontrou uma solução: recriar em minuciosos detalhes, no conforto do porão de casa, uma típica locadora dos anos 1980.

A brincadeira do colecionador Jason Champion é coisa séria. A loja funciona de verdade, chama-se Champion Video e tem um acervo crescente de 4.500 títulosa maioria da década de 1980. Para completar a experiência retrô, o computador usado no balcão é um Commodore 64, PC de “tela azul” criado em 1982 e descontinuado em 1996.

Tudo remonta aos velhos tempo, incluindo aí uma máquina de Arcade vintage, vários cards da revista “Mad” e das “Tartarugas Ninja” expostos, além de "bobagens" alimentícias típicas das locadoras americanas no tempo do filme “De Volta para o Futuro”. Jason ainda forrou as paredes com posters da época e confeccionou um simpático cartão no formato de fita VHS, usado para registrar e identificar os sócios.

O americano Jason Champion, que criou locadora no porão - Reprodução - Reprodução
Jason Champion, que criou locadora no porão
Imagem: Reprodução

“Eu sempre pegava minha bicicleta com meus irmãos para ir às locadoras de Oklahoma. Eu sinto muita falta de passar um tempo procurando filmes nas prateleiras, virando as caixas para ver as artes ridiculamente legais (ou horríveis) das fitas. Lembrar dessa experiência só fez minha imaginação correr solta”, diz Jason Champion em entrevista ao site “Lunchmeat VHS”.

“A ideia da minha loja é dar às pessoas este exato tipo de sensação: a emoção de descobrir um filme que muitos nem sabiam que existia ou que amavam e haviam esquecido. Passear por essas fitas era o melhor programa das noites de sexta e sábado. E essa é uma experiência que as pessoas nem lembram mais como era”, justifica.

A ideia de Jason, obviamente, não é competir com as lucrativas plataformas de streaming da atualidade, como a Netflix. Os frequentadores do local, por enquanto, são apenas seus amigos e conhecidos. Mas a ideia é de fato fazer da locadora um negócio. Mas se não der certo, tudo bem.

“Eu acho que o streaming é ótimo pela satisfação instantânea. Esse é o mundo em que a maior parte das vive hoje em dia. Sei que as coisas mudam, e também abracei a mudança, mas há algo importante e pessoal que se perdeu em pegar e segurar com as mãos uma coisa tangível.”