Topo

"Mulher-Maravilha" pode ser banido no Líbano por ter atriz israelense

Do UOL, em São Paulo

30/05/2017 17h37

O ministro da economia do Líbano está em contato com a agência de segurança nacional do país para banir o filme "Mulher-Maravilha", que tem a atriz israelense Gal Gadot como protagonista. As informações são da "Al Jazeera".

A campanha contra o filme da DC viria principalmente porque a intérprete da heroína foi uma soldada do exército israelense por dois anos e já demonstrou apoio pelas políticas militares de seu país na Faixa de Gaza.

Segundo a "Associated Press", um grupo chamado Campaign Boycott Supporters of Israel-Lebanon está por trás dos ataques contra o filme. O site ainda analisa que a atriz apareceu na franquia "Velozes e Furiosos", que não sofreu qualquer interferência.

Apesar de ainda não ter um pedido formal, o boicote deve ser recomendado por um comitê formado por seis ministros. Posters do filme foram distribuídos pelas ruas de Beirute, capital do país, e pelo menos um cinema já tem os direitos para uma pré-estreia nesta quarta-feira (31).

O Líbano está oficialmente em guerra contra Israel, e há décadas boicota produtos do país vizinho, além de barrar cidadãos a terem contato com israelenses e até de viajarem para a nação inimiga.

Apoiadores do governo foram às redes sociais reiterar para que o boicote aconteça. "Por favor, não assista ao filme 'Mulher-Maravilha', boicote. A estrela Gal Gadot é uma defensora da defesa do exército israelense e serviu na organização terrorista", escreveu um dos contrários ao filme de Hollywood.

"Gal Gadot, você demonstrar seu apoio apenas mostrar que é tão má quanto o infanticida exército de Israel", opinou outro.

A Warner Bros. não comentou o caso.