Topo

"Predador", 30 anos: De ícone da ficção científica a meme do Schwarzenegger

Arnold Schwarzenegger em "Predador", de 1987 - Reprodução
Arnold Schwarzenegger em "Predador", de 1987 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/06/2017 04h00

O dia 12 de junho de 1987 ficou marcado na história dos filmes de ficção científica – e décadas depois na internet. A então nova produção de Arnold Schwarzenegger trazia um dos maiores vilões do cinema, efeitos especiais surpreendentes e, claro, muita ação desenfreada.

“O Predador” também é lembrado pelo grande meme “Get to the Choppa!”, uma trolagem com o místico sotaque austríaco do protagonista e que virou sinônimo de perigo nas redes sociais.

Nesta segunda (12), o filme completa 30 anos e ainda temos muito o que falar sobre ele. Veja abaixo os detalhes mais marcantes da produção dirigida pelo mestre John McTiernan, também responsável pela franquia “Duro de Matar” e “Caçada ao Outubro Vermelho”.

Meme "Get to the Choppa!"

O major Alan “Dutch” não está na melhor das situações. A tentativa de resgatar um ministro das mãos de guerrilheiros em uma floresta da América Central não saiu como previram. Alguns companheiros já viraram marmita de monstro e os que restaram estão na mira do alien. A única salvação é o helicóptero que está chegando para salvá-los. Ao tentar avisar a personagem Anna para seguir até o caminho seguro, Schwarzenegger berra “Get to the chopper” (alcance o helicóptero!). O característico sotaque do ator transformou a cena em um bordão cômico na internet para avisar qualquer sinal de ameaça.

Efeitos especiais

Predador camuflado para matar todo mundo - Reprodução - Reprodução
Predador camuflado para matar todo mundo
Imagem: Reprodução

“Predador” foi indicado ao Oscar de efeitos visuais, principalmente por revolucionar a indústria da época. A empresa responsável por cuidar do extraterrestre foi a R/Greenberg Associates, que bolou uma forma do personagem ficar “invisível” na floresta. O ator Kevin Peter Hall gravou as cenas como o monstro usando uma roupa vermelha brilhante. O contraste com o verde foi removido através do chroma key, deixando uma área em branco. A mesma cena foi repetida sem o ator e com uma lente maior. Combinados, os takes formavam uma silhueta que dava para perceber a presença do monstro, mas ainda sem identificá-lo com facilidade.

O Predador

Predador da versão original de 1978 - Divulgação/Predador - Divulgação/Predador
Predador da versão original de 1978
Imagem: Divulgação/Predador

Um dos personagens mais assustadores dos últimos 30 anos, o Predador virou um ícone no mundo sci-fi. O longa original ganhou uma continuação em 1990, uma disputa bem sem graça contra o Alien em 2004 e 2007, um reboot em 2010 com a brasileira Alice Braga, e volta novamente em 2018 sob comando do diretor de “Homem de Ferro 3”.

O alienígena é extremamente forte, fica invisível e tem uma arma de plasma. Para completar, é uma entidade inteligente e tecnológica, que ainda pode ver suas presas pela visão de calor. Aí é 7 a 1.

Personagens Secundários

Billy mostra que é guerreiro macho antes de ser morto pelo Predador - Reprodução - Reprodução
Billy mostra que é guerreiro macho antes de ser morto pelo Predador
Imagem: Reprodução

Schwarzenegger estava bem acompanhado no elenco: Carl Weathers (Dillon), Bill Duke (Mac), Jesse Ventura (Blain), Sonny Landham (Billy) e Elpídia Carrilo (Anna). Algumas das melhores cenas dos filmes são justamente do exército de "Dutch", como quando Mac espera pacientemente algo sair da floresta enquanto passa uma lâmina de barbear na lateral da cabeça raspada e quando Billy rasga o peito com uma faca antes de ser devorado pelo Predador.

Trilha sonora

Schwarzenegger tenta enganar o guerreiro alienígena  - Divulgação - Divulgação
Schwarzenegger tenta enganar o guerreiro alienígena
Imagem: Divulgação

Alan Silvestre foi o responsável por dar som à aventura nas matas da América Central. Para ter uma noção, o compositor trabalhou nas trilhas de "De Volta Para o Futuro", "O Guarda-Costas", "Forrest Gump: O Contador de Histórias", "Náufrago", "Os Vingadores" e "Os Croods". 

O músico estreou nos filmes de ação em "Predador", intercalando o tom épico com momentos de extrema tensão e notas agudas repentinas. Em meados da década de 2000, a trilha sonora foi vendida como parte da coleção "CD Club", um projeto que reunia diversas músicas originais utilizadas em filmes.

Legado

Bonecos colecionáveis do filme "Predador" - Divulgação - Divulgação
Bonecos colecionáveis do filme "Predador"
Imagem: Divulgação

“Predador” teve um orçamento de US$ 15 milhões e arrecadou quase sete vezes mais apenas nas bilheterias. O crítico Marc Benardin, do “Entertainment Weekly” colocou a produção como o 22º melhor filme de ação da história, enquanto a “Empire” o avaliou como o 336º melhor filme de todos os tempos. 

Há quatro anos, o personagem de Schwarzenegger e o vilão do filme viraram "action figures" realistas, no mesmo ano em que a produção foi comercializada em 3D em Blu-ray.

O emblemático monstro ainda foi lembrado nas animações "South Park" e "Família da Pesada", além de "Predador" ter referências em um episódio especial de "How I Met Your Mother". O seriado "Arquivo X" também fez uma homenagem ao filme na quinta temporada, quando apresentou um personagem invisível e com olhos brilhantes que se esconde nas florestas.