Topo

Clube medieval? Aos 18, Bran lembra como foi crescer no set de "GoT"

Beatriz Amendola

Do UOL, em Londres*

14/06/2017 04h00

Isaac Hempstead Wright tinha 11 anos e carinha de criança quando começou a dar vida ao Bran de “Game of Thrones”. De lá para cá, sete anos se passaram, sete temporadas foram filmadas, e o público ainda se surpreende com a transformação do garotinho inocente que foi empurrado da janela – a primeira das (muitas) grandes maldades da série.

“Todo mundo fala ‘nossa, você está tão grande agora’”, conta o ator, aos risos, reunido com jornalistas na suíte de um luxuoso hotel em Londres. E não é conversa fiada. Com 18 anos completados em abril, Isaac é facilmente o protagonista de “Game of Thrones” que mais se transformou desde o início da série: ele ficou mais alto, ganhou traços mais maduros e ainda viu seu cabelo mudar de acordo com cada fase de Bran (veja as mudanças no álbum acima).

E a experiência de passar pela conturbada fase da adolescência em frente às câmeras, ao contrário do que muitos podem esperar, foi encarada com naturalidade pelo ator. “Para ser honesto, tem sido uma parte normal da minha vida”, diz. “Foi literalmente quase metade da minha vida. Quando comecei na série, não compreendi o quão extraordinário era isso. Era uma coisa ‘legal, vou fazer isso e aquilo’. Foi como crescer na escola, era como frequentar um clube de verão estranho e medieval.”

Só mais tarde ele foi perceber a magnitude da série, o maior fenômeno de audiência do canal pago HBO. “Conforme fiquei mais velho, comecei a pensar ‘meu Deus’, especialmente agora que a série está chegando ao fim. É bizarro, porque ontem foi o meu último dia de escola e vai ser igualzinho com ‘Game of Thrones’ quando acabar”.

O clima nos bastidores, aliás, já é de despedida. Após a exibição da sétima temporada, que estreia no dia 16 de julho, a produção será concluída na seguinte, que pode ir ao ar apenas em 2019. “Há um clima meio triste no ar, por saber que, basicamente, acabou. Só tem a oitava temporada agora”, conta Isaac.

“Situação precária”

Quando a sexta temporada chegou ao fim, Bran não estava em seu melhor momento: Hodor (Kristian Naim) havia morrido, o Corvo de Três Olhos (Max Von Sydow) também, e ele acabou marcado pelo Rei da Noite, o líder dos White Walkers. E a situação não deve melhorar nos novos episódios.  

“Bran se encontra nessa posição em que ele perdeu todo o seu grupo e agora, de repente, tem que assumir o papel do Corvo de Três Olhos”, conta o ator. “Ele sabe muito bem que ainda não está pronto. Tudo está acontecendo muito rápido, mas ele tem que se virar. Ele tem que cumprir o seu destino. Bran foi pré-determinado a seguir esse curso na história a partir do momento em que ele caiu daquela janela. E agora ele está nessa situação precária em que ele está sozinho, só com a Meera, e tem toda essa informação que pode mudar todo o destino da história.”

Por informação, Isaac não se refere apenas ao conhecimento sobre a real paternidade de Jon Snow (Kit Harington), mas também ao que Bran aprendeu sobre a origem dos próprios White Walkers, que prometem ser um tema central na temporada que vem aí. “Ele realmente precisa manter a cabeça erguida e levar essa informação para as pessoas certas e fazer com que elas o escutem, porque se ele não conseguir, o mundo corre um grave perigo.”

O ator ainda relembrou a experiência de filmar a morte de Hodor, que se tornou um dos momentos mais chocantes da sexta temporada ao mostrar, entre passado e futuro, que o jovem Stark teve uma parcela de culpa no que o amigo se tornou.

“A morte é essa sequência dramática e cheia de ação, mas enquanto isso acontecia na caverna eu estava literalmente deitado, acho que até dormi uma hora”, brincou. “Semanas antes, eu havia filmado a minha metade da sequência de sonho, em Winterfell, vendo Hodor cair no chão. E foi muito, muito legal. São cenas que eu gostaria de assistir de qualquer forma, só para ver essa história do passado na tela, mas realmente estar lá e estar envolvido com essa história foi tão divertido. Tive o luxo de dar essa espiada no passado e estar fisicamente presente lá”. 

*A jornalista viajou a convite da HBO