Topo

Dwayne Johnson já foi lutador e promessa da NFL: Conheça a história do ator

As três fases de Dwayne Johnson: Promessa da NFL; astro da luta livre e ator mais bem pago do último ano  - Divulgação/Montagem
As três fases de Dwayne Johnson: Promessa da NFL; astro da luta livre e ator mais bem pago do último ano
Imagem: Divulgação/Montagem

Do UOL, em São Paulo

16/06/2017 04h00

O californiano Dwayne Douglas Johnson, também conhecido como The Rock, passou de uma estrela de luta livre do WWE (o telecatch dos EUA) para o ator mais bem pago do último ano, quando embolsou US$ 64,5 milhões na conta.

Desde 2015, o fortão já estrelou dois bilionários filmes da franquia “Velozes e Furiosos”, passou por apuros em “Terremoto: A Falha de San Andreas”, dividiu as telonas com o comediante Kevin Hart em “Um Espião e Meio” e deu voz ao simpático Maui na animação “Moana: Um Mar de Aventuras”.

A nova empreitada de Dwayne Johnson é na praia e chegou aos cinemas na quinta-feira (15). “Baywatch: S.O.S Malibu” é uma refilmagem da marcante série homônima da década de 1990, estrelada por David Hasselhoff e Pamela Anderson, que na nova versão traz Zac Efron e Alexandra Daddario.

Novamente nos cinemas com um blockbuster e cotado para tantas outras superproduções, relembre a trajetória do ator desde o início da década de 1990, quando era cotado para jogar futebol americano, até se tornar um ícone da atual indústria cinematográfica.

Adolescência e faculdade

The Rock durante jogo pela Universidade de Miami - GettyImage - GettyImage
The Rock durante jogo pela Universidade de Miami
Imagem: GettyImage

A família de Dwayne sempre muito ligada ao mundo da luta, desde o seu pai, o lutador profissional Rocky Johnson, até sua avó Lia Maivia, uma das poucas promoters femininas no esporte.

Dwayne Johnson na estica em 1990 - Divulgação - Divulgação
De pochete e gola alta: Dwayne Johnson na estica em 1990
Imagem: Divulgação

Depois de rodar o mundo e passar pelos Estados Unidos, Nova Zelândia e Havaí, o então adolescente se fixou no estado da Pensilvânia e começou a jogar futebol americano.

Com quase dois metros de altura e e excelente estrutura física, o jovem Dwayne começou a ganhar destaque no meio da bola oval e conseguiu uma bolsa de estúdios na faculdade da Califórnia. 

The Rock foi uma aposta para entrar na NFL (a associação nacional de futebol americano), mas uma lesão o tirou do caminho da liga.

Após se formar em 1995, ele chegou a jogar profissionalmente na liga canadense, mas logo foi cortado do time Calgary Stampeders. Ainda sem saber o que fazer, o rapaz de 23 anos optou pelo caminho "mais fácil".

Agora é porrada

The Rock no início da carreira como lutador - Divulgação - Divulgação
The Rock no início da carreira como lutador
Imagem: Divulgação

Crescido na luta de entretenimento, Dwayne Johnson seguiu os passos da família e quis entrar no World Wrestling Federation. Treinado pelo próprio pai, o lutador conseguiu um contrato em 1996 sob o nome de Rocky Maivia.

Apenas no ano seguinte o apelido The Rock surgiria, e com força total. Em 1998, a popularidade do lutador era gigantesca e o WWF cresceu – e muito! – no final da década de 1990. Já campeão e sempre ostentando seu cinturão, The Rock continuou como personagem fixo da organização até o início da década seguinte, quando decidiu se concentrar em Hollywood.

Filmes e Séries

The Rock e Michael Clarke Duncan em cena de "Escorpião Rei" - Divulgação - Divulgação
The Rock e Michael Clarke Duncan em cena de "Escorpião Rei"
Imagem: Divulgação

The Rock prestou uma homenagem ao pai quando participou da série “That 70’s Show”, em 1999, mas o primeiro trabalho de destaque foi em “O Retorno da Múmia” como o assustador Escorpião Rei, que logo depois ganharia um filme solo. A popularidade como lutador do WWF abriu as portas dos filmes de ação e o agora ator aproveitou as oportunidades.

“Bem-Vindo à Selva”, “Com As Próprias Mãos” e o clássico dos games “Doom: A Porta do Inferno” tinham como protagonista o musculoso californiano. Já como Dwayne “The Rock” Johnson, o ator mostrou que não era apenas destruição em massa e arriscou na comédia com os filmes “Treinando o Papai”, “Agente 86” e “O Fada do Dente”.

Mesmo dando o ar da graça em algumas aparições no WWE (a organização mudou o nome para não confundir com a ONG ambiental), Dwayne Johnson agora era figura constante em filmes que rendiam boas bilheterias.

O caminho para o sucesso

O personagem Hobbs deu novo gás à franquia "Velozes e Furiosos" - Divulgação - Divulgação
O personagem Hobbs deu novo gás à franquia "Velozes e Furiosos"
Imagem: Divulgação

Foi em 2011 que a carreira do ator decolou e saiu de produções “B” para os blockbusters. “Velozes & Furiosos 5: Operação Rio”, “G.I. Joe: Retaliação”, “Velozes & Furiosos 6” e “Hércules” impulsionaram Dwayne para o status de estrela de primeira categoria dos filmes de ação.

As quatro produções renderam mais de US$ 2 bilhões de dólares apenas nas bilheterias. Com outros sucessos que atraíram milhares aos cinemas, além do carisma e da versatilidade em trocar socos e fazer rir, tanta procura e expectativa pelos filmes da estrela são justificáveis. 

Mais algumas produções já estão garimpadas por Dwayne Johnson. "Viagem 3: Da Terra para a Lua" e "Jumanji" estão sendo produzidas e boatos de que um spin-off da saga "Velozes & Furiosos" e um remake do filme "O Lobisomem" também estariam nos planos de Hollywood.