Topo

Tecnologia e emoção unidas nos bastidores do novo "Planeta dos Macacos"

Efeitos visuais em "Planeta dos Macacos: A Guerra" - Reprodução/YouTube
Efeitos visuais em "Planeta dos Macacos: A Guerra"
Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

21/06/2017 13h21

A trilogia recente de "Planeta dos Macacos" alia o melhor da tecnologia a um trabalho preciso dos atores. Em clipe divulgado nesta quarta-feira (21) pela 20th Century Fox, mais detalhes da captação usada no novo capítulo da franquia foram apresentados.

Andy Serkis, que ganhou notoriedade com a excelente performance como o sinistro Sméagol ("O Senhor dos Anéis"), vive o protagonista César, o líder do bando de macacos na guerra contra os humanos.

O ator inglês é um dos responsáveis por popularizar o novo formato, trabalhando em diversas produções que usaram sensores de movimento para extrair expressões e sentimentos das animações gráficas.

"Você não está representando apenas o personagem, você é realmente o personagem", disse Serkis. "A forma como você pode mostrar emoções genuínas chegou a outro patamar." "Quando está vendo o filme, o que você percebe é uma conexão emotiva", opina Joe Letteri, responsável pela tecnologia VFX.

Após as filmagens com os trajes adequados, com estranhos pontos espalhados pelo corpo dos atores, o filme ganhou vida nos estúdios VFX usando a tecnologia mais avançada para animar as atuações e dar realismo aos animais.

"Planeta dos Macacos: A Guerra" traz personagens inéditos para a trama, como o atrapalhado macaco Bad Ape, além da pequena orfã Nova e o temido capitão interpretado por Woody Harrelson.

O novo desafio de César estreia nos cinemas brasileiros no dia 3 de agosto.