Topo

Filme infantil? Quatro referências pop em "Alvin e os Esquilos 2"

Do UOL, em São Paulo

12/07/2017 14h57

Quem tem criança em casa certamente já ouviu na TV a estridente voz de Alvin e seus amigos esquilos. Tão conhecida quanto a sua voz é também o sucesso que o personagem faz com os pequenos.

Desde 2007, quando o primeiro filme da série foi lançado, "Alvin e os Esquilos" é presença constante na programação da "Sessão da Tarde". Nesta quarta-feira (12), a partir das 15h15, não será diferente.

Desta vez, o filme exibido será "Alvin e os Esquilos 2" (2009), e no enredo Alvin e seus amigos já são famosos, mas não podem continuar tocando porque um deles se machucou. Enquanto isso, eles se apaixonam por três "esquiletes", que também querem ser famosas.

Na época, o filme foi apresentado como uma espécie de homenagem ao "High School Musical", porém não foi bem avaliado pela crítica. No site Rotten Tomatoes, por exemplo, o longa teve apenas 21% de aprovação. No Metacritic, o número foi um pouco melhor, porém ainda baixo: 41 pontos.

O que poucos observam, no entanto, é que as falas dos personagens de "Alvin e os Esquilos 2" fazem várias citações divertidas em referências a alguns filmes Confira algumas:

Cultura pop no cinema

"Taxi Driver" (1976)

O clássico monólogo "You talking to me" de Robert De Niro em "Taxi Driver" é parodiado por Alvin. Na filme, o esquilo diz: "Você está falando comigo? Além de você só tem eu aqui... Então obviamente está falando comigo."

"Apocalypse Now" (1979)

A obra-prima de Francis Ford Coppola é repleta de momentos memoráveis. Um deles é quando um militar americano diz adorar o cheiro de Napalm pela manhã. No filme infantil, um dos personagens diz que "adora o cheiro de creme contra acne pela manhã". 

"O Silêncio dos Inocentes" (1991)

Em "Alvin e os Esquilos", o personagem diz exatamente a mesma frase de "O Silêncio dos Inocentes". A diferença é que, no suspense, Hannibal Lecter está falando que gosta de comer fígado humano com feijões-fava e um ótimo chianti. No filme infantil, o personagem gosta de comer só feijões-fava mesmo, sem fígado.

"Se Beber, Não Case!" (2009)

A homenagem aqui está nos créditos finais, quando é tocada a mesma música de "Se Beber, Não Case!", "You Spin me Round", com fotos dos esquilos e "esquiletes" em momentos constrangedores.

Saiba mais

"Alvin e os Esquilos 2"
EUA, 2009
Direção: Betty Thomas
Elenco: Justin Long, Matthew Gray Gubler, Jesse McCartney, Amy Poehler e Christina Applegate

Sessão da Tarde
Globo, a partir das 15h15