Topo

Após 27 anos, dublador de Caco, o Sapo é demitido pela Disney

Steve Whitmire, manipulador e dublador do sapo Kermit, de Muppets - Tonya Wise/Invision/AP
Steve Whitmire, manipulador e dublador do sapo Kermit, de Muppets Imagem: Tonya Wise/Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

13/07/2017 15h17

Steve Whitmire, que dublou e manipulou o personagem Caco, o Sapo (Kermit no original), dos "Muppets" por 27 anos foi demitido pela Disney. Whitmire trabalhava para os Muppets desde 1978, porém, no começo do programa, quem manipulava o sapo era o seu criador Jim Henson.

Foi o próprio Henson quem ofereceu o trabalho a Whitmire. "Para mim, o Muppets não era apenas um trabalho, em uma carreira, nem mesmo uma paixão", escreveu. "Eu nunca consideraria abandonar o Caco, porque isso seria abandonar a tarefa confiada a mim por Jim Henson, meu amigo, mentor e também meu herói."

Em uma publicação em seu blog pessoal, Whitmire lamentou a demissão. "Em outubro de 2016 recebi uma ligação dos executivos dizendo que estavam reformulando o personagem", escreveu. "Ofereci várias soluções. Queria olhar nos olhos e discutir antes que a decisão fosse tomada."

Um porta-voz da Disney disse em comunicado que "agrade a Steve por suas grandes contribuições como Caco e também para os Muppets". Matt Vogel assumirá o comando e a voz do personagem. Sua primeira participação será no vídeo "Muppets Thought of the Week", já na próxima semana.

Whitmire ainda tem esperanças de voltar ao papel. "Fiquei em silêncio nos últimos nove meses, na esperança de que a empresa Disney pudesse reverter sua decisão", disse.

"Permaneço à disposição para fazer o que for necessário para remediar suas preocupações porque sinto que meu envolvimento contínuo com os personagens é do melhor interesse dos Muppets".