Topo

"Detona Ralph 2" vai misturar princesas da Disney e robô de "Star Wars"

Personagens de universos da Disney - Reprodução/Montagem
Personagens de universos da Disney Imagem: Reprodução/Montagem

James Cimino

Colaboração para o UOL, em Anaheim (EUA)

14/07/2017 21h16

Começou nesta sexta-feira em (14) a D23, uma convenção da Disney que acontece a cada dois anos na cidade de Anaheim para apresentar suas produções para o próximo biênio.

E não à toa o filme usado para abrir o painel das animações que virão para os cinemas foi a sequência de "Detona Ralph”: "Ralph Breaks the Internet”, em que o protagonista e sua parceira Vanellope saem do mundo dos fliperamas e entram no mundo da internet para encontrar a peça que falta em um jogo. Só que lá eles acabam encontrando todos os personagens da “matriz” Disney e das “filiais” Pixar, Lucas Film e Marvel.

Esta é a primeira vez que um filme da Disney reúne personagens de suas diversas marcas. E também será a primeira vez que uma animação materializa o mundo da internet.

Quem é responsável por esse encontro é uma personagem chamada Yesss, dublada por Taraji P. Henson ("Estrelas Além do Tempo"). Ela é um algoritmo, que sempre muda de forma e estilo de acordo com os "trending topics" do momento.

Yesss é a guia de Ralph e de Vanellope por um lugar chamado Oh My Disney.com, onde a garota, dublada pela comediante Sarah Silverman, resolve invadir o camarim das princesas Disney, cujas vozes foram dubladas pelas atrizes originais de cada filme. Após a apresentação, todas elas subiram ao palco e cantaram.

A sequência é hilária e mostra as princesas em sua intimidade, fazendo coisas humanas, de saco cheio de serem vitimizadas por dependerem de príncipes encantados e deslumbradas por poderem usar camisetas. Ainda nesta pegada de misturar franquias e estúdios, o robô C-3PO é apresentado como assistente das princesas, que praticam bullying com ele chamando-o de R2-D2 e de BB-8. "Que saudade das aventuras com o capitão [Han] Solo", resmunga C-3PO.

"A cena das princesas foi inspirada na D23. Aqui você vem e tem todos esses personagens misturados. Mas a cena só funciona porque este filme acontece dentro de um site na internet. E, mesmo assim, a gente fez meio que uma mistura de estilos e estéticas para conseguir uma mistura boa para a animação", disse John Lasseter, chefe de criação da Disney e Pixar.

O novo Ralph, ainda sem título em português, chega aos cinemas brasileiros em 3 de janeiro de 2019.

Os Incríveis 2

Outro destaque das animações, que levou a plateia do Hall D23 ao delírio foi a sequência de “Os Incríveis”, novamente dirigida por Brad Bird.

A maior estrela da sequência, no entanto, foi apresentada em um clipe exclusivo: Edna Moda, que é dublada pelo próprio diretor.

Neste clipe, ícones fashion comentam a importância de Edna para o mundo da moda. "Quando ela desenhou meu vestido para o Grammy eu soube que tinha me tornado uma modelo bem sucedida", diz Heidi Klum, modelo e apresentadora do reality show "Project Runway".

Outra marca registrada de Edna, seu ódio às capas dos super-heróis, também é citada por Heidi: “Edna Moda odeia capas. Então todos nós odiamos capas.”

Quem também terá uma grande e hilária cena em “Os Incríveis 2” é o bebê Jack Jack, que resolve perseguir um gambá que invade o lixo de sua família. O filme estreia no Brasil em 28 de junho de 2018.

Cena do filme "Coco", da Pixar, ambientado na celebração mexicana do "Dia dos Mortos" - Divulgação - Divulgação
Cena do filme "Coco", da Pixar, ambientado na celebração mexicana do Dia dos Mortos
Imagem: Divulgação

Mais “crossover”

O próximo lançamento da Pixar, "Coco", que chega ao Brasil apenas em 4 de janeiro de 2018, foi a animação que fechou o painel, com direito a dueto dos atores Anthony Gonzales, que dubla o protagonista Miguel, e Benjamin Bratt, que dá voz ao personagem Ernesto de la Cruz.

Eles cantaram o tema do filme "Remember Me” acompanhados de um balé de mariachis e quinceañeras, deixando o público encantado com as danças típicas mexicanas nesta animação que tem como pano de fundo o feriado nacional do Día de los Muertos —que já apareceu no último filme do agente 007, "Spectre".

“Coco” também virá com uma surpresa para os fãs de “Frozen”: antes de sua exibição, será mostrado o curta “Olaf's Adventure”, que mostra o boneco de neve descobrindo o que é o Natal.

Este é outro “crossover” apresentado este ano no universo das animações do grupo Disney, já que, até agora, os filmes da Pixar sempre abriam com um curta do próprio estúdio.

Neste mesmo painel, “Frozen 2”, que estreia para os brasileiros apenas em 2 de janeiro de 2020, não teve muitos detalhes revelados.

Personagens da saga "Toy Story"; quarto filme está a caminho - Divulgação - Divulgação
Personagens da saga "Toy Story"; quarto filme está a caminho
Imagem: Divulgação

Sem título

John Lasseter, também mostrou um clipe da equipe que está trabalhando em “Toy Story 4”, embora nenhuma imagem do filme esteja disponível ainda. A data de estreia está prevista, no Brasil, para 20 de junho de 2019.

Lasseter também falou de duas animações, ainda sem título, que irão estrear nos próximos anos. Uma delas é chamada de “Suburban Fantasy World” e é baseada na história real de seu diretor, que perdeu o pai com apenas um ano de idade e cujo único registro vocal é uma gravação telefônica em que ele diz “oi” e “tchau”.

E também está programada para chegar ao Brasil em 11 de abril de 2019 uma animação da Disneytoon Studios cujo nome provisório é “The Speen Test”. Algumas imagens foram exibidas e a história terá como mote principal os grandes avanços no mundo da aviação —mais ou menos como se fosse um “Carros” só que com aviões.