Topo

Jodie Whittaker é primeira mulher protagonista de "Doctor Who"

Jodie Whittaker é a nova protagonista de "Doctor Who" - Reprodução/Twitter/bbc
Jodie Whittaker é a nova protagonista de "Doctor Who" Imagem: Reprodução/Twitter/bbc

Do UOL, no Rio

16/07/2017 12h48

Foram meses de especulações sobre quem seria o substituto de Peter Capaldi como o protagonista de "Doctor Who". A grande notícia, revelada pela BBC neste domingo (16), é que se trata de uma substituta: Jodie Whittaker, de "Broadchurch", é a primeira mulher a assumir o icônico papel da tradicional série britânica.

A inglesa de 35 anos tem ainda no currículo trabalhos como a série "Black Mirror" (no episódio "The Entire History of You", da primeira temporada) e filmes como "Um Dia" (2011).

"Estou mais do que animada para começar essa jornada épica com Chris [Chibnall] e todos os Whovian deste planeta. É mais do que uma honra interpretar este papel", afirmou em comunicado, a atriz, que já dividiu a cena com outro Doutor, David Tennant, em "Broadchurch".

Olivia Colman, David Tennant e Jodie Whittaker em "Broadchurch" - Reprodução - Reprodução
Olivia Colman, David Tennant e Jodie Whittaker em "Broadchurch"
Imagem: Reprodução

Chibnall, o criador de "Broadchurch", assume o comando de "Doctor Who" a partir da próxima temporada. Ele afirmou que a escolha foi feita após meses de listas, conversas e testes, além de muito esforço para manter o segredo.

"Sempre quis que fosse uma mulher e estamos felizes de termos conseguido nossa primeira escolha. O teste dela simplesmente nos assombrou", afirmou ele, acrescentando que a atriz é "uma força da natureza".

Jodie Whittaker e Tobby Kebbell no episódio "The Entire History of You", de "Black Mirror" - Reprodução - Reprodução
Jodie Whittaker e Tobby Kebbell no episódio "The Entire History of You", de "Black Mirror"
Imagem: Reprodução

Capaldi, o 12º Doutor, anunciou sua saída da atração em janeiro. Segundo o ator, "era hora de seguir em frente". Sobre Jodie, ele também é só elogios: "Ela vai ser uma Doutora fantástica".

A décima primeira temporada de "Doctor Who" também terá um novo showrunner (principal roteirista e líder criativo da produção). Steven Moffat, cocriador de Sherlock, desde 2010 no comando do show, deixa a função este ano.

Criada em 1963, a série teve sua fase clássica exibida até 1989, com oito atores se revezando no papel principal do Senhor do Tempo, um alienígena que se regenera de tempos em tempos. Na fase contemporânea, Christopher Eccleston, Tennant, Matt Smith e Capaldi assumiram o papel.