Topo

Já viu um robô de cueca? 5 curiosidades de "RoboCop" nos 30 anos do filme

"RoboCop - O Policial do Futuro" Imagem: Divulgação

DO UOL, em São Paulo

17/07/2017 16h17

O filme "RoboCop - O Policial do Futuro" chegava aos cinemas há 30 anos estrelado por um justiceiro de um mundo distópico e perdido. Alex J. Purphy (Peter Weller) foi o escolhido para passar pela transformação que a Omni Consumer Products (OCP) queria testar para deixar as ruas mais seguras. A união entre ser humano e máquina é o foco principal de um filme que ainda aborda temas como autoritarismo, capitalismo, corrupção e a natureza humana. O UOL listou 5 curiosidades deste clássico da ficção científica.

Inspiração em "Blade Runner"

Imagem: Divulgação

O roteirista Edward Neumeier sempre foi viciado no mundo da ficção científica. Em entrevista ao site "The Dissolve", ele afirmou que a ideia de um policial robótico surgiu após ver as filmagens de "Blade Runner". Edward analisava roteiros para a Warner Bros e ficava em um trailer próximo ao do set do clássico de 1982, conseguindo observar detalhes da produção dirigida por Ridley Scott.

Diretor adorou tanto o roteiro que o jogou no lixo

Imagem: Divulgação

Paul Verhoeven estava cético em relação ao roteiro. Na primeira vez que leu as dezenas de páginas, simplesmente as jogou no lixo por imaginar que seria um sci-fi bobo, como relevou em um edição especial de "RoboCop". Quem salvou a produção foi sua mulher, que leu e apontou que a crítica social aprofundada do filme era exatamente o que o cineasta estava procurando. Ufa!

Dieta segundo o RoboCop

Imagem: Reprodução

O ator Peter Weller sofreu com todo o peso e o calor propiciado pela simbólica vestimenta do policial meio robô, meio humano. Em uma edição especial do filme em DVD, o protagonista revelou que perdia quase 1,5 kg por dia com o suor, obrigando a produção a instalar um ar-condicionado adequado durante as gravações.

RoboCop de cueca. Pode isso, Arnaldo?

Imagem: Reprodução

A roupa era tão ruim, mas tão ruim, que Weller não conseguia nem entrar no carro vestido de RoboCop. As cenas gravadas dentro de seu possante tiveram de ser planejadas com carinho, e adivinha qual foi a solução? Abaixo da cintura, o ator usava apenas cueca, por isso apenas a parte de cima do policial foi registrada no filme.

Cirurgiões de verdade

Imagem: Reprodução

A equipe que tenta resgatar o personagem Alex Murphy era composta de cirurgiões reais, que sabiam exatamente o que deveriam fazer para tentar ressuscitar um paciente. Os roteiristas Edward Neumeier e Michael Meiner concordaram que, dessa forma, a cena ficaria melhor do que qualquer coisa que eles pudessem escrever.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Já viu um robô de cueca? 5 curiosidades de "RoboCop" nos 30 anos do filme - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade