Topo

Frio e chuva: Nolan e equipe de Dunkirk lutaram contra o mau tempo; veja

Cena do filme "Dunkirk" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

20/07/2017 12h35

Para contar a história da retirada dos 300 mil soldados dos Aliados na Segunda Guerra, o diretor Christopher Nolan e equipe passaram por diversos obstáculos durante as gravações de "Dunkirk".

Em vídeo exclusivo, produtores, o próprio cineasta e atores contam que enfrentaram chuva, frio, ventos arrasadores e cenários destruídos para filmarem o épico.

"Nas primeiras duas semanas de filmagens, tivemos tempestades imensas, e estava úmido, chovendo, estava frio. Mas estávamos filmando nosso melhor material", diz Hoyte Ban Hoytema, diretor de fotografia.

"Em várias ocasiões, chegávamos de manhã e descobríamos que parte do nosso quebra-mar tinha sido derrubado durante a noite", relembra Emma Thomas, produtora. 

O produtor executivo Jake Myers complementa: "Tínhamos que reconstruir o set, enquanto filmávamos outra coisa".

Para o experiente ator Kenneth Branagh, que vive o comandante Bolton no filme, essa é a marca consagrado diretor. "Esse é o estilo Nolan. Estamos aqui expostos e estamos aqui para trabalhar para podermos vivenciar isso um pouco mais".

Em "Dunkirk", Nolan conta de diferentes pontos de vista a chamada "Operação Dínamo", o resgate de soldados belgas, franceses e britânicos cercados pelo exército nazista no final de maio de 1940, feito que foi classificado pelo então primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, como um "milagre".

A produção sobre a Segunda Guerra chega aos cinemas brasileiros no dia 27 de julho.