Multifacetas: Os astros que fizeram vários personagens em um mesmo filme
Entre os filmes mais conhecidos em que os atores e atrizes fizeram múltiplos papéis estão os protagonizados pelo grupo de comédia britânico Monty Python nos anos 70 e 80. Nas produções “E Agora Para Algo Completamente Diferente” (1971), “Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado” (1975), “A Vida de Brian” (1979), “Monty Python Live at the Hollywood Bowl” (1982) e “O Sentido da Vida” (1983), os atores Michael Palin, Eric Idle, John Cleese, Terry Jones, Terry Gilliam e Graham Chapman interpretam diversos personagens. Relembre outros astros do cinema que fizeram vários papéis em uma única produção.
Oito papéis
O ator britânico Alec Guinness, que morreu em 2000, fez oito personagens no clássico “As Oito Vitimas” (1949). No longa do diretor Robert Harner, Guinness fez os papéis do duque, banqueiro, vigário, general, almirante, jovem Ascoyne D'Ascoyne, jovem Henry D'Ascoyne e lady Agatha D'Ascoyne. A produção foi indicada a melhor filme inglês na premiação do BAFTA, em 1950.
Sete papéis
O ator e comediante Eddie Murphy fez sete personagens no filme “O Professor Aloprado” (1996). Nesse filme de Tom Shadyac, Murphy interpretou, além do professor Sherman Klump e de seu alter ego Buddy Love, outros cinco personsagens: Lance Perkins, Papai Klump, Mamãe Klump, vovó Klump e Ernie Klump. O filme ganhou em 1997 o Oscar de melhor maquiagem com Rick Baker e David LeRoy Anderson.
Seis papéis
No longa “A Viagem” (2012), que narra seis histórias diferentes se passando em eras e lugares distintos, cinco atores interpretaram nada menos que seis personagens. No filme dos diretores Tom Tykwer, Lana Wachowski e Lilly Wachowski, os astros Tom Hanks, Halle Berry, Hugo Weaving, Jim Sturgess e Hugh Grant fazem diferentes papéis. Além deles, os atores Jim Broadbent e Ben Whishaw fazem cinco personagens.
Cinco papéis
No clássico “O Mágico de Oz” (1939), ganhador de dois Oscars, o ator Frank Morgan fez os personagens do Professor Marvel, o próprio Mágico de Oz, o Porteiro da cidade de Esmeralda, O Condutor da Carruagem e um Guarda. Morgan foi duas vezes indicada ao Oscar: de ator em 1935 por seu papel em “As Aventuras de Cellini” e de ator coadjuvante em 1943 por sua atuação em “Tortilla Flat”.
Cinco papéis
No clássico de 1921 “The Play House”, o ator Buster Keaton fez cinco personagens, segundo o site IMDb, especializado em cinema. Nesse curta-metragem, da época do cinema mudo, Buster Keaton é um dos primeiros atores a interpretar múltiplos papéis. Apesar de todos os papéis apresentarem o mesmo rosto de Keaton (sem as maquiagens incríveis que temos hoje), a ideia serviu de inspiração para filmes futuros.
Quatro papéis
No filme “Um Príncipe em Nova York” (1988), do diretor John Landis, os atores Eddie Murphy e Arsenio Hall fazem quatro personagens cada um. Murphy fez os papéis do príncipe Akeem, barbeiro Clarence, Randy Watson e Saul, enquanto Hall encarnou os personagens Semmi (melhor amigo de Akeem), garota extremamente feia, Morris e o reverendo Brown. A produção teve duas indicações ao Oscar em 1989: melhor maquiagem e melhor figurino.
Três papéis
No filme “Dr. Fantástico” (1964), o ator britânico Peter Sellers foi indicado ao Oscar de melhor ator em 1965 após fazer três papéis nesse clássico do diretor Stanley Kubrick. Na produção,Sellers aparece encarnando os personagens do presidente Muffley, do Dr. Strangelove e do capitão Lionel Mandrake. O longa “Dr. Fantástico” também foi indicado a melhor filme, diretor e roteiro adaptado no Oscar de 1965.
Três papéis
Em “Joe Contra o Vulcão” (1990), a atriz americana Meg Ryan mostrou todo seu repertório de atuação fazendo três personagens no longa do diretor John Patrick Shanley. Nesta produção em que faz par romântico com Tom Hanks, Meg Ryan interpreta os papeis de DeDe (ex-colega do personagem de Hanks) e as irmãs Angelica e Patricia Graynamore.
Três papéis
No clássico “De Volta para o Futuro 2”, do diretor Robert Zemeckis, o ator Michael J. Fox faz três personagens no filme. Além dos papéis de Marty McFly novo e velho, Fox interpreta a irmã de Marty, Marlene McFly. O segundo filme da saga foi indicado ao Oscar de efeitos especiais na premiação de 1990.
Três papéis
No filme “A Incrível Mulher Que Encolheu” (1981), a atriz americana Lily Tomlin também fez três personagens. Na produção, Lily fez os papéis de Pat Kramer, Judith Beasley e Telefonista. Tomlin chegou a concorrer ao Oscar de atriz coadjuvante em 1976 por seu papel no longa “Nashville”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.