Topo

Spielberg junta Matrix, realidade virtual e De Volta para o Futuro em filme

Diretor Steven Spielberg na Comic-Con 2017 - Richard Shotwell/Invision/AP - Richard Shotwell/Invision/AP
Diretor Steven Spielberg na Comic-Con 2017
Imagem: Richard Shotwell/Invision/AP

James Cimino

Colaboração para o UOL, em San Diego (EUA)

22/07/2017 15h50

O diretor Steven Spielberg volta ao mundo da fantasia com um filme que mistura o conceito de "Matrix", games de realidade virtual e o clássico "De Volta para o Futuro" com "Jogador Número 1", inspirado no livro homônimo, de Ernest Cline.

Desde sua publicação em 2011, o livro de Cline foi aplaudido não só como uma celebração da cultura geek, mas também como um olhar esperto para o futuro, antevendo a popularização da realidade virtual e também a cultura de uma vida em redes sociais.

É basicamente isso o mundo chamado Oasis, uma comunidade virtual poderosa para onde, num futuro próximo, as pessoas se refugiam de uma realidade cada vez mais divisiva e decadente. O criador do Oasis, o milionário interpretado por Mark Rylance, deixou um easter egg em seu programa depois de sua morte, e quem encontrá-lo será o herdeiro de sua fortuna, de sua empresa e, também, do Oasis.

O mundo é um amálgama de fragmentos da cultura pop dos anos 1980 e 1990, com uma variedade de elementos que o público geek reconhece de cara, do DeLorean de "De Volta para o Futuro" ao Gigante de Ferro e Freddy Krueger.

Embora o livro utilize os filmes do próprio Spielberg para pavimentar este mundo pop, o diretor achou prudente não abraçar a auto indulgência e manteve estes elementos de fora. Em compensação, a similaridade com "A Fantástica Fábrica de Chocolate" não passa batido: uma versão modernizada do tema do clássico com Gene Wilder é ouvida no começo do trailer.

Depois de apresentar o trailer na San Diego Comic-Con neste sábado (22), Cline explicou que o DeLorean está no filme porque tem um e o dirige por "culpa" de Spielberg. "Me sinto muito orgulhoso de ter escrito esse livro prevendo o potencial da realidade virtual mesmo antes de se tornar real", disse o escritor.

Spielberg, cineasta de clássicos como "Tubarão" e da franquia "Indiana Jones", disse que ao ler o livro passou por um momento nostálgico, justamente o que o deixou animado com o projeto, no qual apenas o mundo virtual demorou dois anos e meio para ser criado. "Eles vão precisar de um diretor mais jovem", brincou o diretor, após ler o livro.

"Os trajes que os personagens usam no filme proporcionam sensações de toque, sensualidade e dor", explicou ele sobre a realidade virtual do longa.

"Jogador Número 1" tem estreia no Brasil prevista para 5 de abril de 2018.