Topo

"Blade Runner": Ford brinca que vai ressuscitar todas as suas franquias

Jared Leto aparece como holograma em painel de "Blade Runner 2049" na San Diego Comic-Con 2017 - Reprodução/Twitter
Jared Leto aparece como holograma em painel de "Blade Runner 2049" na San Diego Comic-Con 2017 Imagem: Reprodução/Twitter

James Cimino

Colaboração para o UOL, em San Diego

22/07/2017 16h08

Depois de participar de um dos momentos mais marcantes da San Diego Comic-Con nos últimos anos, a apresentação de "Star Wars: O Despertar da Força" em 2015, Harrison Ford voltou ao palco do evento neste sábado capitaneando o time de estrelas de "Blade Runner 2049", continuação do clássico de Ridley Scott, no qual retorna como o ex-policial Rick Deckard. "Voltei porque tinha um ótimo roteiro com uma grande ideia", afirmou o astro, que também já reprisou, em filmes recentes, os papéis de Indiana Jones e Han Solo ("Star Wars"). Aliás, ao ser questionado por um fã se pretendia fazer um reboot de todas as franquias das quais participou, ele se animou: "Pode apostar que sim".

Ryan Gosling e Harrison Ford durante painel de "Blade Runner 2049" na Comic-Con 2017 - Kevin Winter/Getty Images/AFP - Kevin Winter/Getty Images/AFP
Ryan Gosling e Harrison Ford durante painel de "Blade Runner 2049" na Comic-Con 2017
Imagem: Kevin Winter/Getty Images/AFP

Ford, porém, foi de poucas palavras quando uma pessoa perguntou se o novo "Blade Runner" respondia suas dúvidas sobre o original. "Não importa o que eu penso", disse, arrancando risos das mais de 6 mil pessoas presentes no auditório.

Antes da equipe do filme tomar seus lugares, o público foi saudado por um holograma de Jared Leto vestido com roupas dos anos 1970, que anunciou o filme. Leto interpreta um cientista dono da corporação que fabrica os novos replicantes.

Um dos novatos do elenco, Ryan Gosling, comparou a experiência de participar da produção a integrar um conhecido time de heróis. "Foi como estar em um time de futebol com os Vingadores", resumiu o ator, que já era fã do filme 1982. "Foi marcante pra mim quando vi, porque não sabia quem era o herói e quem era o vilão. Como fã, fiquei muito feliz de saber que seria feita uma sequência."

Conhecido como o Morgan de "Walking Dead", o também novato Lennie James disse que deu uma pausa da série, voou para Budapeste, gravou "Blade Runner" e pouco depois voltou "a matar zumbis".

Já o diretor Dennis Villeneuve ("A Chegada") brincou ao comentar sua escolha para comandar a sequência: "Fui escolhido porque não acharam outra pessoa pra ferrar com o original".

O painel ainda contou com uma cena inédita do filme, que estreia no dia 5 de outubro. Nela, K (Gosling) entra em uma sala de arquivos digitais do Blade Runner original acompanhado de uma replicante e vê um interrogatório conduzido por Deckard, que parece ser com Rachel, uma das replicantes do primeiro filme. A acompanhante de K então diz que ele deve ir atrás daquela mulher e o oficial responde que ela está apaixonada por Deckard, o que deixa a replicante confusa. 

Nas redes sociais, a Warner divulgou uma linha do tempo que mostra o que acontece entre os dois filmes, exibida no painel. Confira abaixo:

A linha do tempo mostra que após a morte do fundador da empresa que desenvolveu os replicantes, a companhia criou uma nova linha de humanos sintéticos, que não têm tempo de vida determinado, os Nexus 8s. Alguns anos depois, um blackout que atingiu a costa oeste dos Estados Unidos levou à proibição dos replicantes, mas muitos se esconderam.

Em 2025, o cientista (Neander Wallace (Jared Leto), que ganhou poder ao criar comida sintética, tomou a frente da produção de replicantes e conseguiu acabar com sua proibição, lançando novos modelos. "Blade Runner 2049" começa com a polícia de Los Angeles ainda perseguindo replicantes ilegais, em uma cidade ameaçada pela elevação do oceano causada pelo aquecimento global e ainda mais pobre que no passado. É neste mundo que encontramos o personagem de Gosling, um oficial que precisa encontrar Deckard.