Topo

Lança-chamas e queimadura: atriz conta como foi gravar batalha naval de GoT

Yara é atacada por Euron em cena de "Game of Thrones" - Reprodção
Yara é atacada por Euron em cena de "Game of Thrones" Imagem: Reprodção

Do UOL, em São Paulo

25/07/2017 13h20

O episódio de “Game of Thrones” exibido no último domingo (23) trouxe a primeira batalha da sétima temporada, um confronto naval entre os irmãos Greyjoy e o tio deles, Euron. E conseguir o resultado exibido em cena não foi fácil: até com queimaduras os atores ficaram.

Gemma Whelan, a Yara, contou em entrevista divulgada pela HBO ao UOL que a produção usou uma espécie de lança-chamas para filmar a batalha. “Eles jogavam água em você e – isso foi uma coisa que aconteceu este ano – eles tinham essas armas que soltam brasas porque o navio estava em chamas durante a batalha. Eles não tinham nos avisado que isso ia acontecer! Eu sei que parece incrível, mas todos nós ficávamos com essas queimaduras pretas/vermelhas. Era difícil parecer sério com a cabeça em chamas. No início você fica contente de estar molhado. No fim do dia você volta para casa e acha que tudo foi incrível, apesar de algumas marcas de brasas”.

Além de não saber dos efeitos práticos que encontrariam no set, os atores também tiveram pouco tempo de treinamento para o combate. “Nós praticávamos as nossas lutas em uma grande tenda com tapetes e pessoas que cuidavam de nós e faziam tudo realmente devagar. De repente chega o dia da filmagem e estávamos em um convés escorregadio no meio da noite, com muitos artistas coadjuvantes muito qualificados que são dublês disfarçados. Eles sabiam muito bem o que estavam fazendo, o que é genial, mas tinha muita gente em volta”, lembrou Gemma.

Pilou Asbaek, que vive Euron, contou que as cenas foram “muito loucas”: “Nós filmamos isso durante uma semana e meia, duas semanas. Nós estávamos em um estacionamento no norte da Irlanda, mas mentalmente estávamos em pé naqueles barcos enormes”.

O ator ainda contou que gostou de mostrar o lado sádico de Euron, que se encaminha para tomar o lugar de Ramsay e Joffrey entre os fãs da saga. “O diretor repetia: ‘Lembrem que vocês estão em um barco, balancem um pouco’. E no final eu virava para ele e dizia: ‘Lembre que eu sou o Rei de Ferro!’ Ele está firme em um barco. Eu adorava essas cenas – quando estávamos filmando eu estava coberto de sangue, esfaqueado e gritando. Foi quando eu resolvi mostrar o lado destrutivo do Euron, mostrá-lo como um guerreiro feroz que não dá nada porque é intocável”.