Topo

Projeto traz ícones da cultura pop em versão restaurada para o cinema

Pôster criado por Eduardo Kerges para o primeiro passo do projeto "Replicante" - Divulgação
Pôster criado por Eduardo Kerges para o primeiro passo do projeto "Replicante" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

25/07/2017 16h00

O projeto "Replicante" tem um único e simples objetivo: resgatar a experiência de ir ao cinema para ver o filme. A prática serve como mote aos curadores André Sirangelo e Fidel Madeira, que trazem uma cópia especial de "Os Caçadores da Arca Perdida" para a esperada estreia, nesta quinta-feira (27), na Cinesala.

"A gente quer ser uma opção regular para ter sempre uma coisa legal passando. Não ficar restrito ao cinema de arte, passar mais sobre cultura pop. A vontade é que não seja reducionista", define André ao UOL.

O jornalista e roteirista de cinema e TV também critica algumas cópias, lançadas em DVD e Blu-Ray, que não foram feitas para o cinema, mas são apresentadas nas telonas pelo preço de uma sessão normal. A versão restaurada que a dupla apresenta na primeira parte do projeto estava embargada até pouco tempo.

"No fim, pudemos começar o projeto com um filme que sempre quisemos mostrar, porque tem a nostalgia das aventuras da década de 1930 e 1940, além de revolucionar o cinema", acrescentou André.

O caminho para realizar o "Replicante" não foi nada fácil. André e Fidel conseguiram uma versão de "Tubarão" há dois anos, mas quando ia rolar o evento, uma sessão gratuita do mesmo filme fez o projeto ser cancelado.

"Replicante" chega para durar, ainda mais com um filme nostálgico com ar de "Sessão da Tarde", dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Harrison Ford. 

"A gente acha que, de fato, [o projeto] é uma coisa da celebração do cinema, do resgate da experiência cinematográfica, inclusive passar uns filmes ruins de vez em quando, mas que todos gostariam de rever nas telonas", complementa André.

Serviço: 

Projeto Replicante - "Os Caçadores da Arca Pedida"

Quando: Quinta-feira (27)
Local: Cinesala (R. Fradique Coutinho, 361, Pinheiros, São Paulo-SP)
Horário: 21h15 (a partir das 20h, acontecerá no lobby do cinema o evento oficial, aberto para o público de lançamento do projeto)
Ingressos: R$30 (poltrona individual) a R$80 (sofá duplo)
À venda somente pelo site projetoreplicante.com
Os ingressos para este evento não estão disponíveis para venda na bilheteria da Cinesala.