Topo

Rainhas mostram quem comanda o mundo em novo episódio de "Game of Thrones"

Daenerys Targaryen em cena do terceiro episódio da sétima temporada de "Game of Thrones" - Divulgação/HBO
Daenerys Targaryen em cena do terceiro episódio da sétima temporada de "Game of Thrones" Imagem: Divulgação/HBO

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

30/07/2017 23h51

Em abril de 2011, “Game of Thrones” estreava com uma história inovadora, instigante, atual e cheia de elementos fantasiosos (olá, dragões e zumbis de gelo), feitos sob medida para uma audiência, predominantemente masculina, pirar.

No mesmo mês e ano, a cantora Beyoncé lançava o single “Run The World” (Girls), como que dizendo àquelas mulheres que também gostavam de “Game of Thrones”, mas se incomodavam com as cenas de exploração do corpo da mulher e estupros recorrentes que o jogo ia virar.

Em “A Justiça da Rainha”, terceiro episódio desta frenética sétima temporada de “Game of Thrones”, Daenerys Targaryen, Cersei Lannister, Sansa Stark e Olenna Tyrel, cada a qual ao seu modo, mandaram um recado bem claro. “Alguns homens pensam que detonam como nós, mas não, eles não detonam”.

Vamos conferir?

ALERTA DE SPOILER: NÃO LEIA SE NÃO QUISER DETALHES DO TERCEIRO EPISÓDIO DA SÉTIMA TEMPORADA DE "GAME OF THRONES"

"Vá trabalhar, Jon Snow"

Daenerys e Jon - Divulgação/HBO - Divulgação/HBO
Daenerys Targaryen e Jon Snow fazem aliança política em cena da sétima temporada de "Game of Thrones"
Imagem: Divulgação/HBO
Já anunciada no trailer do episódio, a cena do encontro de gelo e fogo, entre Daenerys Targaryen e Jon Snow, foi um belo duelo retórico, com bônus de diversão promovido pela Mãe dos Dragões.

Em sua melhor atuação em sete temporadas, Emilia Clarke entregou uma rainha meio absoluta, meio cega por poder, capaz de desconstruir até mesmo o argumento mais razoável de Snow. Apesar da pose excessiva de herói, o bastardo de Winterfell é provavelmente a peça do xadrez político dos Sete Reinos que mais tem razão.

A ameaça dos White Walkers existe, e a súplica de Snow para que Daenerys deixe a guerra pelo poder de lado para lutar contra o exército dos mortos é mais do que real. “Você vai reinar em um cemitério”, alertou o rapaz em um dos momentos mais acalorados da discussão.

Esperta o suficiente para dar o benefício da dúvida e acatar os conselhos de Tyrion, Daenerys encerra sua participação no episódio concordando em se aliar ao Rei do Norte. Ela consente que ele explore o vidro de dragão abundante em seu território, mas não sem antes dar um recado final, que já tem tudo para virar bordão: “Vá trabalhar, Jon Snow”.

"Faço o que quiser"

Cersei  - Divulgação/HBO - Divulgação/HBO
Cersei Lannister saboreia a vingança após matar a última filha viva de Ellaria Martell
Imagem: Divulgação/HBO
Não muito longe de Pedra do Dragão, em Porto Real, a inabalável dona do Trono de Ferro, Cersei Lannister, também tomou ações importantes para sua manutenção no poder e disse o que se espera de uma monarca em sua posição ao transar despreocupadamente com o irmão: "Sou a rainha dos Sete Reinos, faço o que quiser".

A soberania de Cersei ficou clara em três momentos. O primeiro é quando ela se vinga de Ellaria Sand, matando a última Serpente de Areia, com o mesmo veneno usado para tirar a vida de sua filha Myrcella.

Em seguida, ela faz um movimento político arriscado, mantendo a aliança com o asqueroso Euron Greyjoy. Por mais que ele tenha sido útil derrotando Dorne e os sobrinhos Greyjoy no mar, a rainha não fará o casamento apenas em troca de uma batalha. Ela quer vencer a guerra.

Por fim, Cersei mostra sua faceta mais estrategista, convencendo o enviado do Banco de Ferro de que financeiramente é mais vantagem manter um acordo com os Lannisters (que sempre pagam suas dívidas) do que com a "revolucionária" Targaryen e sua reputação de se aliar a selvagens (os Dohtaki) e a escravos (os Imaculados), sem contar os dragões.

Vale mencionar que o episódio também mostrou a tomada e Rochedo Casterly por Verme Cinzento e o Exército dos Imaculados. O que poderia ser a a primeira vitória de Daenerys, no entanto, se tornou uma derrota, uma vez que os Lannisters abandonaram a fortaleza para invadir o Jardim de Cima, a sede da Casa Tyrell, contabilizando mais um ponto negativo para a Mãe dos Dragões.

"Conte a Cersei"

Olenna  - Divulgação/HBO  - Divulgação/HBO
Despedida em grande estilo: Olenna Tyrell bebe vinho envenenado após confessar a morte de Joffrey em "Game of Thrones"
Imagem: Divulgação/HBO
Responsável por encerrar o episódio, a tomada do lar dos Tyrell terminou com a despedida de Olenna. A inevitável morte da matriarca, amparada em uma atuação digna de prêmio de Diana Rigg, vai entrar para a história de "Game of Thrones" como a primeira vez em que a partida de um personagem favorito dos fãs foi comemorada nas redes sociais.

Encurralada por Jaime Lannister, que decidiu oferecer uma morte misericordiosa para a antiga aliada, em vez de esfolá-la vida como gostaria Cersei, Olenna morreu ao beber um copo de vinho envenenado. Seu último golpe, no entanto, foi fazer ao regicida uma deliciosa confissão. A de que ela fora a responsável pela morte do filho dele, o rei Joffrey, também por envenenamento. "Conte isso para Cersei, eu quero que ela saiba que fui eu", despediu-se.

A essa altura da série, todos já esperam que peças importantes sejam descartadas, e a morte de Olenna provou que com um bom roteiro, George R. R. Martin, David Benioff e D.B. Weiss podem se safar de quase tudo. 

"O que é O Corvo de Três Olhos?"

Sansa e Bran - Divulgação/HBO  - Divulgação/HBO
Starks reunidos, porém nem tanto. Reecontro de Sansa e Bran foi marcado por diálogo melancólico entre os irmãos
Imagem: Divulgação/HBO
Um pouco mais longe do centro das intrigas e das disputas de poder, Sansa Stark teve uma pequena, porém importante sequência em Winterfell, que serviu para mostrar a crescente importância da atual protetora do Norte para a história.

Liderando um pequeno grupo de homens, Sansa deu ordens importantes para que o Norte consiga se armar estrategicamente contra os White Walkers. Mas o ponto alto do núcleo gelado de "Game of Thrones" foi o retorno de Bran Stark ao lar.

Emocionante, porém rápido, o reencontro dos irmãos foi marcado por Sansa, representando muitos fãs da série, tentando entender os poderes do Corvo de Três Olhos. "Eu sou capaz de ver tudo o que acontece com as pessoas", disse o garoto vagamente.

"Lamento o que tenha acontecido com você", continuou ele, dando a entender que tem conhecimento de que a irmã foi estuprada em sua própria casa pelo ex-marido Ramsey Bolton.

E os White Walkers, cadê?

Com tantos encontros, despedidas e mortes acontecendo, o terceiro episódio da sétima temporada ainda teve tempo para mostrar Theon sendo resgatado pelo que restou da frota dos Greyjoy e também Jorah Mormont recuperado do Escamagris após a corajosa atitude de Sam Tarlly para salvá-lo. Poucas pistas foram deixadas sobre o futuro dos personagens, no entanto.

Arya Stark, que havia partido para reencontrar Jon Snow em Winterfell, não apareceu no capítulo, assim como os White Walkers e seu líder, o Rei da Noite. O próximo episódio da temporada marcará a metade da temporada.

E se já sabemos que as mulheres são quem comandam o mundo, pelo menos em Westeros, só resta uma pergunta: onde estão os vilões?