Topo

Hackers vazam séries da HBO e suposto roteiro de "Game of Thrones"

Daenerys Targaryen em cena do terceiro episódio da sétima temporada de "Game of Thrones" - Divulgação/HBO
Daenerys Targaryen em cena do terceiro episódio da sétima temporada de "Game of Thrones" Imagem: Divulgação/HBO

Do UOL, em São Paulo*

31/07/2017 13h09

Hackers invadiram as redes da emissora HBO e roubaram episódios inteiros de produções originais, como a terceira temporada da série “Ballers”, recém-lançada no canal e protagonizada por Dwayne "The Rock" Johnson.

Além de "Ballers", um episódio de "Room 104", que estreou nos Estados Unidos na última sexta (28), e o suposto roteiro do quarto episódio de “Game of Thrones”, que será transmitido no próximo domingo (6), teriam sido vazados pelo grupo.

Segundo a “Entertainment Weekly”, os hackers anunciaram a invasão em mensagem a jornalistas americanos no fim de semana. Eles alegam ter roubado mais de 1,5 terabyte de dados. "O maior vazamento do espaço cibernético está acontecendo", escreveram. "HBO está caindo."

O presidente da HBO, Richard Plepler, confirmou a invasão em um e-mail para os funcionários, dizendo que a ação é "perturbadora e inquietante para todos nós". "O problema diante de nós é, infelizmente, muito familiar no mundo em que nos encontramos agora", afirmou.

Em uma mensagem interna que a agência AFP teve acesso, Plepler assegurou aos funcionários da HBO que os diretores e as equipes técnicas "trabalham sem descanso para proteger" seus "interesses coletivos". "Os esforços empregados através de vários serviços são, pelo menos, titânicos", disse.

A emissora, no entanto, não confirmou detalhes do vazamento, nem quais programas entraram na mira dos hackers. "A proteção de dados é uma prioridade máxima na HBO", afirmou a rede em comunicado oficial. 


Cena da série "Ballers" - Divulgação - Divulgação
Cena da série "Ballers"
Imagem: Divulgação

Séries são alvos

O caso da HBO engrossa a lista de estúdios que tiveram suas redes invadidas.

Em abril, episódios da quinta temporada de “Orange Is The New Black”, série de produção própria da Netflix, foi vazada por hackers auto denominados The Dark Overlord. O grupo tentou extorquir a Netflix para evitar o vazamento e alegou ter em poder produções da Fox, IFC, Nat Geo e ABC. Após três meses, ninguém foi preso.

*com informações da AFP