Topo

"Fantasma" de Han Solo estará presente em "Os Últimos Jedi", diz diretor

Cena de "Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força" - David James/Divulgação/Lucasfilm
Cena de "Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força" Imagem: David James/Divulgação/Lucasfilm

Do UOL, em São Paulo

11/08/2017 17h57

Apesar de Han Solo, o mercenário charmoso e herói relutante vivido por Harrison Ford ter se despedido definitivamente da franquia "Star Wars" em "O Despertar da Força", o personagem ainda se fará muito presente no próximo filme, "Os Últimos Jedi", que estreia em 15 de dezembro.

"Han, o fantasma dele --não literalmente. Não quero dar uma ideia errada. Tenho que ser bem cuidadoso com as minhas palavras aqui. Mas o fantasma 'metafórico' de Han tinha que estar presente no filme todo", disse o diretor Rian Johnson à revista Entertainemt Weekly.

Uma das formas em que Solo "assombrará" o filme é através de seu filho, Ben Solo (Adam Driver), também conhecido como Kylo Ren, que terá que lidar com o fato de ter matado o próprio pai.

"Seu ato maior, definidor, é o assassinato do próprio pai... Isso é a coisa mais interessante para desenvolver. Como ele lidou com isso em sua cabeça? Em que ponto ele está em relação a este ato e o que isso signfica para ele?", questiona Driver.

Para Johnson, a ida definitiva de Kylo Ren para o lado negro é simbólica da "jornada traiçoeira da adolescência" que "Star Wars" explora com frequência.

"Kylo representa o tipo de raiva rebelde que sentimos nessa fase. Para falar a verdade, às vezes é um desejo saudável de se afastar daquilo que é familiar, das suas origens. Mas ele obviamente faz isso de uma forma extrema que não é nem um pouco saudável", completa o diretor.

Quem também lidará com as consequências da morte de Solo é Rey (Deisy Ridley), que agora tem um motivo pessoal para odiar o vilão que lhe roubou a primeira figura paternal que ela teve na vida.

"Ela não entende Kylo", diz Ridley. "Enquanto tudo que ela queria era pais, por que uma pessoa que tem pais faria isso? Está muito além da compreensão dela, é ridículo. Então ela tem o luto pela perda e a raiva".

Chewbacca (agora interpretado por Joona Suotamo, que assume o lugar de Peter Mayhew) é outro personagem que terá que lidar com o luto, o que talvez o deixe um pouco instável, mas ele ficará bem, no final.

"Chewie vai ficar bem. É difícil. Foi obviamente uma grande perda para ele, mas, você sabe, ele é o Chewie. É resiliente", revela Johnson. "Ele tem ombros Wookiee amigos, e tem uma nova missão. Ele tem Rey, e ela é alguém para quem Han, até certo ponto, passou o bastão. Acho que isso ajuda".

Outra personagem que enfrentou a morte, mas escapou, agora terá mais destaque: a Capitã Phasma (Gwendoline Christie). "Gwendoline Christie é uma das minhas pessoas favoritas, e vamos vê-la em ação, o que acho que vai ser muito divertido", diz o diretor. "Esta personagem tem um visual tão legal".