Topo

"Game of Thrones" deixa personagem um passo mais perto do Trono de Ferro

Daenerys e Jon Snow em cena da sétima temporada de "Game of Thrones" - Divulgação/HBO
Daenerys e Jon Snow em cena da sétima temporada de "Game of Thrones" Imagem: Divulgação/HBO

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

13/08/2017 23h17

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers da sétima temporada de "Game of Thrones". Não leia se não quer saber o que acontece. 

A política em Westeros não é das mais simples: guerras, rebeliões, alianças e traições mudaram, mais de uma vez, o destino dos Sete Reinos e o ocupante do Trono de Ferro. Mas o cobiçado posto ficou um pouco mais perto de Jon Snow (Kit Harington) no episódio de "Game of Thrones" deste domingo (13), que após a épica batalha de seu antecessor serviu para lançar as bases para o final da sétima temporada, daqui a duas semanas.

Após o desfecho da sexta temporada estabelecer que o Rei do Norte é, na verdade, filho de Rhaegar Targaryen (irmão mais velho de Daenerys) com Lyanna Stark (irmã de Ned), o novo capítulo da saga deixou claro que ele é um herdeiro legítimo do casal. Um dos documentos que Sam (John Bradley) recebeu a incumbência de transcrever na Cidadela afirmava que o primeiro casamento de Rhaegar foi anulado e que ele se casou novamente em Dorne -- o local onde Lyanna deu à luz o filho dos dois.

Samwell Tarly e Gilly em cena do quinto episódio da 7ª temporada de "Game of Thrones" - Divulgação - Divulgação
Samwell Tarly e Gilly em cena do quinto episódio da 7ª temporada de "Game of Thrones"
Imagem: Divulgação

A questão acabou tratada de forma rápida em cena, como uma leitura de Gilly (Hannah Murray) à qual Sam nao prestou muita atenção, mas não passou despercebida pelos espectadores atentos – e com certeza irá ganhar mais detalhes quando Sam tiver a oportunidade de bater um papo com Bran (Isaac Hempstead-Wright). Ele, aliás, deixou a Cidadela, e Winterfell parece um destino bem provável. 

Mas por que isso importa, afinal? Se Rhaegar e Lyanna não fossem casados, Jon continuaria um bastardo perante a lei, e não poderia assumir o Trono. Porém, como filho legítimo, ele entra na linha sucessória dos Targaryen, visto que seu avô, Aerys, era o rei antes da rebelião comandada por Robert Baratheon. Sendo assim, ele tem mais direito ao Trono do que a tia Daenerys (Emilia Clarke), que ficaria relegada ao segundo lugar na sucessão.

Isso abre um grande leque de questões para a série: como ficará o relacionamento de Jon e Daenerys quando eles descobrirem a verdade? Ela deixará de acreditar que nasceu para governar os Sete Reinos? Ele vai considerar ascender ao Trono? Os outros lordes irão reconhecer sua legitimidade?

São coisas que, provavelmente, só a oitava temporada responderá. Mas a Mãe dos Dragões recebeu uma dica da verdadeira origem de Jon Snow no episódio. Ela pousou com Drogon em frente ao rei do Norte e, para a surpresa de ambos, o animal deixou que ele o acariciasse -- provavelmente, reconhecendo-o como um Targaryen. Se a intenção de Daenerys era mostrar força, não deu muito certo.

Dragões e retornos

Após sua vitória triunfal no quarto episódio, "The Spoils of War", Daenerys deu mais uma demonstração de poder. Provando que levou a sério o conselho de Lady Olenna (Diana Rigg) sobre ser um dragão, e não uma ovelha, ela deu duas opções aos soldados Lannisters que sobreviveram à batalha na Campina: se ajoelhem, ou morram. Randyll Tarly (James Faulkner) e seu filho, Dickon (Tom Hopper), optaram pela segunda alternativa e acabaram queimados por Drogon (que parece estar muito bem, obrigado, após levar aquela flechada). A atitude, porém, não foi aprovada por Tyrion (Peter Dinklage), que mais tarde, ao lado de Varys (Conleith Hill), cogitaria como mudar a estratégia, digamos, diplomática da Targaryen.

No retorno para a Pedra do Dragão, ela e Jon engataram uma conversa amigável sobre dragões e as implicações éticas da guerra. O que Daenerys queria mesmo, porém, era esclarecer a história sobre Jon ter levado uma facada no coração, ao que ele desconversou com um simples “Davos fala demais”.

E como essa é a temporada oficial dos reencontros, nem deu tempo de Daenerys insistir quando veio mais um para a conta. Jorah (Iain Glen), curado do escamagris graças a Sam, chegou à fortaleza Targaryen. Mal sabe ele que não é desta vez que terá uma chance no coração de sua rainha...

Tyrion Lannister e Daenerys Targaryen em cena do quinto episódio da 7ª temporada de "Game of Thrones" - Divulgação - Divulgação
Tyrion teve ideia ousada para dar uma trégua à guerra pelo Trono de Ferro
Imagem: Divulgação

Rumo a... Porto Real

Em “Game of Thrones”, os problemas não dão trégua. E logo chegou à Pedra do Dragão, por meio de um corvo, uma notícia nada boa:  Bran viu que os White Walkers estão cada vez mais próximos dos Sete Reinos -- o que significa que a batalha pelo Trono de Ferro não é, no fim das contas, tão urgente assim.

Do conselho de guerra de Daenerys saiu uma solução diplomática: negociar com Cersei (Lena Headey) uma aliança contra o exército dos mortos. E Tyrion deu uma sugestão que já sabemos que tem tudo para dar errado: capturar um walker vivo e levá-lo perante a rainha e os outros lordes para convencê-los de que a ameaça é real.

Antes da jornada, porém, ele resolveu se encontrar com Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) para falar sobre o plano – Cersei, com toda a certeza, não seria muito compreensiva com o irmão. Fazendo uso das habilidades de contrabandista de Davos (Liam Cunningham), que pouco havia feito nos episódios da temporada até agora, o Lannister caçula conseguiu chegar a Porto Real para um encontro cheio de tensão. Jaime foi pouco amistoso e os dois tiveram de falar da morte do pai, Tywin (Charles Dance), morto pelo anão.

Enquanto isso, Davos encontrou aquele personagem que parecia ter sido completamente esquecido pelos criadores David Benioff e D.B. Weiss: Gendry (Joe Dempsie). Sim, aquele mesmo que saiu remando da Pedra do Dragão na terceira temporada e nunca mais foi visto. Davos, é claro, soltou a piada que todos os espectadores fazem desde então: “Achei que você ainda estaria remando”. Pontos pelo bom humor.

Mas o que o rapaz fez durante as três temporadas e meia em que ficou desparecido? Ele continuou trabalhando como ferreiro – detalhe: para os Lannisters, que tentaram matá-lo – e criou para si um martelo de combate com um veado, o símbolo da casa Baratheon (ele é filho bastardo do falecido rei Robert, lembra?). E não para por aí: Gendry ainda sabe lutar muito bem, o que pode ser útil no futuro próximo, já que ele aceitou o convite de Davos para retornar à Pedra do Dragão com ele.

Cersei e Jaime

Sim, Jaime está bem após o final misterioso do quarto episódio. Resgatado por Bronn, ele correu para contar sobre a derrota do exército para a irmã e, pela segunda vez na temporada, tentou ser a voz da razão, deixando claro que eles têm poucas chances contra os dothraki e os dragões de Daenerys. Não funcionou.

Mais tarde, após o encontro com Tyrion, Jaime voltou para outra conversa com Cersei e abriu o jogo sobre a trégua oferecida por Daenerys para lutar contra os mortos. A monarca, dessa vez, se interessou pela proposta, mas deixou claro que já sabia o que havia ocorrido e fez um pedido, que mais pareceu ameaça, ao irmão: “Não me traia de novo”.

No mesmo momento, uma revelação: ela espera mais um filho de Jaime. E pretende assumi-lo como o pai – afinal, “o leão não se importa com a opinião das ovelhas”.

O Norte

O look de Sansa Stark na 7ª temporada de "Game of Thrones - Divulgação - Divulgação
Arya não curtiu as novas atribuições de Sansa
Imagem: Divulgação

Em Winterfell, o clima não era dos melhores (sem trocadilhos). Não só os lordes do Norte começaram a questionar a ausência de Jon Snow, como Sansa (Sophie Turner) e Arya (Maisie Williams) também passaram a se estranhar.

Você deve lembrar que quando as irmãs foram separadas, ao fim da primeira temporada, o relacionamento entre elas não era dos melhores – e apesar de muito tempo ter se passado, os problemas continuam lá. Arya não gostou de ver que Sansa não fez uma defesa mais incisiva do irmão frente aos lordes, e a acusou de estar se afeiçoando um pouco demais ao cargo de rainha, já que era o posto com o qual ela sonhava quando criança.

Mindinho (Aidan Gillen), é claro, se aproveitou do momento para investir com força em sua especialidade, criar intrigas. Percebendo que era espiado por Arya, ele recebeu do meistre uma cópia de uma carta escrita por Sansa e a escondeu em seus aposentos. Na correspondência em questão, Sansa pedia que Robb (Ricahrd Madden) se ajoelhasse perante Joffrey – ela foi forçada a isso por Cersei na primeira temporada da série. Arya, porém, não sabe disso, e ficou abalada ao encontrar a carta, enquanto Baelish a acompanhava de longe. Uma jogada ousada, mas que não deve acabar bem para ele. 

Além da Muralha

Ao final do episódio, Jon partiu para sua missão suicida ao lado de Davos, Jorah e Gendry (que se identificou logo de cara com o rei pelo fato de ambos serem bastardos). Ele despediu de Daenerys em um momento que deu ânimo aos fãs que torcem pelo casal. “Se eu não voltar, você não vai mais precisar lidar com o Rei do Norte”, disse ele. A resposta de Dany? “Eu já estava me acostumando”. Se isso não é uma indireta...

Pouco depois, em mais uma viagem extremamente rápida para os padrões da série, o quarteto surgiu em Atalaialeste do Mar, uma fortaleza da Patrulha da Noite. Eles encontraram Tormund (Kristofer Hivju) e descobriram que não eram os únicos com vontade de cruzar a Muralha: os membros da Irmandade Sem Bandeiras e o Cão (Rory McCann) também tentaram o mesmo, e foram presos.

Apesar das desconfianças mútuas, todos aceitaram trabalhar juntos sob a liderança de Jon e cruzaram a Muralha, preparando para o que promete ser o grande confronto entre vivos e mortos da temporada.