Topo

Sete coisas que vão te assustar mais do que a boneca em "Annabelle 2"

Cena de "Annabelle 2: A Criação do Mal" - Justin Lubin/Warner Bros./Divulgação
Cena de "Annabelle 2: A Criação do Mal" Imagem: Justin Lubin/Warner Bros./Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/08/2017 04h00

"Annabelle 2: A Criação do Mal" chega aos cinemas nesta quinta-feira (17) com a incumbência de derrubar "Planeta dos Macacos: A Guerra", filme que lidera há duas semanas as bilheterias brasileiras. O feito não deve ser difícil de alcançar, já que nos Estados Unidos o terror sobre a boneca que apareceu primeiro em "Invocação do Mal" (2013) estreou no topo na semana passada, arrecadando US$ 35 milhões para uma produção que custou US$ 15 milhões.

A grande vantagem do novo filme da boneca aterrorizante é a tática de contar a origem de Annabelle, o que automaticamente atrai mais público, já que não é preciso ter visto os três filmes do universo "Invocação do Mal" para entender a história. Está nas mãos do jovem diretor David F. Sandberg a responsabilidade de trazer novos fãs para o terror sobrenatural idealizado há quatro anos por James Wan, que assina como produtor em "Annabelle 2". Sandberg chamou atenção em 2016 com "Quando as Luzes se Apagam".

"Annabelle 2: A Criação do Mal" se passa na casa do artesão criador da boneca, Samuel Mullins (Anthony LaPaglia), que --12 anos depois de perder sua filha em um terrível acidente na estrada-- decide usar o espaço para receber um grupo de meninas órfãs cuidadas por uma freira. A casa isolada guarda muitos segredos, a começar pela mulher de Samuel, que é estranhamente mantida isolada dentro de um quarto fechado no térreo. Aos poucos, a curiosidade das crianças vai revelando os segredos da família.

As atrizes Lulu Wilson (à esquerda) e Talitha Bateman durante a San Diego Comic-Con - Rich Polk/Getty Images for IMDb - Rich Polk/Getty Images for IMDb
Lulu Wilson (à esq.) e Talitha Bateman na San Diego Comic-Con
Imagem: Rich Polk/Getty Images for IMDb

Apesar de alguns clichês dos filmes de terror, o diretor acerta ao apostar em um elenco infantil afiado. Aos 11 anos, Lulu Wilson convence como a doce e preocupada Linda. Destaque também para Talitha Bateman, 14, que segura o protagonismo do filme na pele de Janice, uma pré-adolescente que sofre de paralisia infantil e precisa de muletas para se locomover. Já Samara Lee, de 9 anos, garante parte das cenas aterrorizantes como a pequena Bee, a filha morta dos Mullins.

Com tantos personagens, o protagonismo da própria Annabelle fica em segundo plano. Apesar de quase todos os mistérios terem alguma relação com a boneca, fica evidente que ela, por ser um objeto, serve apenas como um canal entre o espiríto maligno e as pessoas, assim como já havia sido explicado nos títulos anteriores. O clímax para quem já viu os outros filmes está mesmo todo guardado nos minutos finais, que desvendam vários enigmas de "Invocação do Mal", "Annabelle" e "Invocação do Mal 2". Dica: fique na sala até depois dos créditos.

Curioso para desvendar a história de Annabelle? Sob toda a simbologia do número, separamos sete pontos que você deve ficar atento se não quiser perder os melhores momentos do filme. Afinal, o sete indica a relação viva entre o divino e o humano. 

Cadeira elevatória

via GIPHY

Uma das primeiras regras passadas por Samuel Mullins às meninas que acabam de chegar ao local onde a primeira boneca Annabelle foi montada é que elas não podem dormir nos quartos do andar térreo. Um problema para Janice, que anda de muletas. Mas o dono da casa prova que estava preparado e ensina a menina a usar a cadeira elevatória para levá-la ao segundo andar. É claro que em algum momento a facilidade vai falhar e botar Janice em pânico. Em "Annabelle 2", a cadeira elevatória deixa no chinelo da cadeira de balanço dos filmes anteriores.

Mãe misteriosa

via GIPHY

Por que a mulher de Samuel fica fechada em um quarto? O que aconteceu com o rosto da mãe de Bee para ela usar uma espécie de máscara? A curiosidade das meninas órfãs que chegam à casa dos Mullins 12 anos após a morte da filha do casal é revelada durante uma conversa com a irmã Charlotte e, claro, tem relação com Annabelle. 

Freiras

via GIPHY

Como já revelado na San Diego Comic-Con, as freiras são as protagonistas do próximo filme do universo "Invocação do Mal", e algumas dicas estão embutidas em "Annabelle 2". Cabe a doce irmã Charlotte carregar as histórias que devem aparecer no filme inédito. Se quiser se adiantar, preste muita atenção em todos os movimentos da personagem. "The Nun" ("A Freira") chega aos cinemas americanos em julho de 2018.

Quarto inacessível

via GIPHY

A segunda regra passada por Samuel Mullins às suas novas hóspedes é manter um dos quartos do segundo andar da casa fechado, sem dar muitas explicações. Obviamente o local vai ser o cenário das cenas mais assustadoras. Janice acaba atraída para o quarto e um armário que estava lacrado há anos estranhamente se abre sozinho. Lá dentro está a primeira e mais perfeita versão de Annabelle.

Criancinhas

via GIPHY

Vamos admitir. Crianças são adoráveis, mas também podem ser assustadoras. E são elas que aterrorizam em "Annabelle 2". Do espírito de Bee, a filha morta do casal às maldades das duas meninas mais velhas que terão consequências, passando pela coragem da destemida Linda que se nega a conviver com os poderes sobrenaturais da boneca Annabelle.

Casa isolada

via GIPHY

Filme de terror que se passa em uma casa isolada só não é mais clichê do que o da casa abandonada. Mas qual graça teria se a ajuda de vizinhos ou da polícia chegasse rápido? A casa onde Annabelle nasceu é isolada e aterrorizante. Cada canto desgastado das paredes de madeira é um convite ao medo do sobrenatural. Vai chegar um momento do filme em que inevitavelmente você vai se perguntar: "Por que elas já não saíram daí?"

Espantalho

via GIPHY

Annebelle ganhou um irmão? Em "Annabelle 2", um espantalho pode provar a teoria dos Warren (o casal que investigava casos sobrenaturais e deu origem à "Invocação do Mal") de que espíritos usam objetos para atingir pessoas. Para o terror das órfãs, o boneco que vigia a plantação da misteriosa casa onde nasceu a boneca também muda de lugar e causa estragos.