Topo

7ª temporada de "Game of Thrones" foi pirateada mais de um bilhão de vezes

Do UOL, em São Paulo

06/09/2017 14h57

A sétima temporada de “Game of Thrones” bateu vários recordes de audiência, mas atingiu uma marca que não deve deixar a HBO muito feliz: ela foi pirateada mais de um bilhão de vezes, de acordo com uma estimativa da com a empresa de monitoramento de dados MUSO publicada pelo site TorrentFreak.

Considerando esse número, cada episódio foi pirateado no mínimo 140 milhões de vezes, enquanto, só nos Estados Unidos, 32 milhões de espectadores acompanharam a série pelos canais oficiais. 

Segundo o levantamento, o público que pirateou a série fez isso principalmente por meio de serviços ilegais de streaming – 85% das pessoas usaram esse tipo de plataforma, enquanto 9% usaram torrentes e 6% fizeram downloads diretos dos arquivos.

Os vazamentos de dois episódios da temporada, o quarto e o sexto, contribuíram para o alto índice de pirataria, afirmou o CEO da MUSO, Andy Chatterley: “Não é segredo que a HBO sofreu com brechas de segurança ao longo da última temporada, que teve episódios vazados antes de serem exibidos que aumentaram a atividade ilegal”.

E apesar de já ser elevado, o número pode ser ainda maior. A pesquisa da empresa não incluiu o tráfego chinês, que costuma ter uma comunidade pirata bem ativa, e nem outras fontes alternativas de pirataria.