Topo

Adam Sandler faz 51 anos com uma carreira cheia de bons filmes (sim!)

Usando bigode, Adam Sandler manda um "joinha" para os fotógrafos no Festival de Cannes 2017 - Reprodução
Usando bigode, Adam Sandler manda um "joinha" para os fotógrafos no Festival de Cannes 2017 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

09/09/2017 04h00

Rei das trollagens feitas e recebidas, Adam Sandler, que completa 51 anos neste sábado (9), definitivamente não é um dos astros mais bem quistos no cinema. A saber: ele já recebeu nove vezes o prêmio Framboesa de Ouro, que “homenageia” anualmente os piores de Hollywood.

Dito isso, também é importante frisar: o ator tem, sim, bons filmes, que definitivamente merecem ser vistos, e a própria crítica já reconheceu seu talento para interpretar personagens comuns como eu e você.

Para comemorar o aniversário, o UOL selecionou os seis melhores filmes em que Sandler é protagonista, segundo o ranking do site Rotten Tomates, que compila críticas dos principais veículos de comunicação do mundo.

Adam Sandler em “The Meyerowitz Stories” - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

“The Meyerowitz Stories” (2017) - 88% de aprovação

Dirigido por Noah Baumbach, “The Meyerowitz Stories” vem sendo descrito como a grande obra-prima de Adam Sandler, um filme mudará a opinião de muitos sobre o ator. É o que diz a imprensa. Nesta comédia com toques de drama, ele vive o filho de um escultor aposentado (Dustin Hoffman) que adoece antes de uma exposição. O infortúnio une e muda a história a família. "Sem chance de recuar, Sandler é forçado a atuar, e é uma coisa gloriosa de se assistir, mesmo para os que gostam dele no modo adulto/infantil", escreveu a revista “Variety”. Ben Stiller, Emma Thompson e Elizabeth Marvel também estão no elenco. Coloque na agenda: estreia em 13 de outubro na Netflix.

Adam Sandler em “Embriagado de Amor”  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

“Embriagado de Amor” (2002) - 79% de aprovação

Aqui, Sandler é um empresário solteirão, com problemas de interação social e controlado por sete irmãs. Um dia, ele conhece a jovem Lena (Emily Watson), que desperta sentimentos que julgava nem mesmo existir. A interpretação, delicada, foi considerada a melhor da carreira do ator até então. O filme é dirigido por Paul Thomas Anderson, que acabou premiado no Festival no Cannes. Apesar disso, a comédia romântica naufragou nas bilheterias e nem mesmo conseguir recuperar o valor do próprio orçamento. É obrigatória para os fãs de Adam Sandler que querem fugir de seus filmes mais famosos.

Adam Sandler em "Tá Rindo do Quê?" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

“Tá Rindo do Quê?” (2009) - 68% de aprovação

Mais um bom filme que pouca gente viu. Retrata um humorista bem-sucedido de stand-up que descobre ter uma doença incurável e menos de um ano de vida. Desiludido, ele então encontra um jovem e promissor comediante (Seth Rogen) e decide contratá-lo como assistente pessoal. É o início de uma bela amizade. No consenso do Rotten Tomatoes, a comédia "apresenta um humor indispensável, bem como considerável profundidade emocional, o que resulta no filme mais maduro do diretor Judd Apatow até então”.

Cena de "Afinado no Amor"  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

“Afinado no Amor” (1998) – 67% de aprovação

Este você deve conhecer. Em 1985, Robbie Hart (Adam Sandler) é um cantor de casamentos frustrado que é abandonado no altar e se apaixona pela garçonete (Drew Barrymore) de uma das cerimônias animadas por ele. O roteiro esperto, a trilha sonora ótima e, principalmente, a química do casal fizeram desta uma das comédias românticas mais amadas do fim dos anos 1990, que catapultou Adam Sandler ao sucesso. A história venceu o MTV Movie Awards de melhor beijo e foi indicado nas categorias de melhor comediante e melhor dupla. Também virou musical da Broadway em 2006.

Cena de “Reine sobre Mim” (2007) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

“Reine sobre Mim” (2007) – 64% de aprovação

É a história de Charlie Fineman, um jovem que perde a família no atentado de 11 de setembro em Nova York. Ele reencontra um velho amigo de faculdade, Alan Johnson (Don Cheadle), que tenta ajudá-lo a superar de alguma forma o trauma. A parceria funciona. Dirigido por Mike Binder, esta grande ode à amizade é descrita no Rotten Tomatoes como um conto “encantador de amizade e de perda, com performances sólidas de Adam Sandler como um homem agoniado, destruído, e Don Cheadle como seu velho amigo e salvador". Como vários dos melhores filmes de Adam Sandler, foi um fiasco de bilheteria.

Cena de “Happy Gilmore: Um Maluco no Golfe” - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

“Happy Gilmore: Um Maluco no Golfe” (1996) – 60% de aprovação

Primeira das várias colaborações entre Sandler e o diretor Dennis Dugan. O próprio ator escreveu o roteiro, sobre um jogador de hóquei no gelo malsucedido que descobre um curioso talento para o golfe. "Bruto", ele disputa torneios e fica conhecido por manter os “maus hábitos” do antigo esporte. A trama pode ter lá seus clichês e exageros, mas o carisma e o sangue novo de Adam Sandler deram força à produção, que costuma ser lembrada com carinho por fãs mais dedicados. Para muitos, foi o filme que definiu a figura do Adam Sandler "crianção". Vale conferir.