Topo

"Você é uma doença e eu sou a cura": 10 falas de filmes de ação para a vida

"Duro de Matar", "300" e "Stallone Cobra" - Reprodução/Montagem
"Duro de Matar", "300" e "Stallone Cobra" Imagem: Reprodução/Montagem

Do UOL, em São Paulo

25/09/2017 04h00

Além de caçar bandidos, escapar da morte e viver todo o perigo imaginável, os protagonistas dos filmes de ação também são ótimos em inventar frases para usar na vida, independente da situação. O UOL listou dez grandes momentos do cinema de ação que caem como uma luva no nosso dia a dia.

"Irei atrás de você. Vou encontrar você. Vou matar você" 

Liam Neeson nunca está para brincadeira, ainda mais depois que sua filha é sequestrada. Em "Busca Implacável", o ator é Bryan Mills, um agente da CIA aposentado que precisa lutar contra meio mundo para encontrar Kim. A frase mais marcante do filme é o primeiro contato dele com o sequestrador. "Não sei quem é você, não sei o que quer. Mas tenho um conjunto de habilidades muito especiais que adquiri ao longo de toda uma carreira. Sou um pesadelo para pessoas como você", completa o agente. O trecho virou meme e virou sinônimo para qualquer situação que exige um esforço tremendo para alcançar seus objetivos. Até se for para matar um pernilongo te enchendo o saco.

"Você é uma doença e eu sou a cura" 

Quer acabar com alguém --não literalmente, pelo amor de Deus-- e precisa de uma frase? Pronto, Silvester Stallone manda a real em "Stallone Cobra", um clássico dos filmes de ação dos anos 80 que mostra um policial durão pra caramba. Além de dar seu próprio nome para a produção, o protagonista ainda assina o roteiro, por isso frases memoráveis estão em evidência como "com louco eu não negocio, eu mato". Muita ação e violência e na sua televisão.

"Essa noite jantaremos no inferno"

Leônidas resume aquele rolê de sexta à noite na Augusta. A batalha dos valentes 300 guerreiros de Esparta que enfrentam milhares de persas e o seu rei Xerxes ganhou uma versão fantástica para os cinemas, em que Gerald Butler vive o líder do grupo. Prestes a enfrentar a luta mais difícil de sua vida, o dono do tanquinho de ouro brada ao seu séquito para continuar forte em um dos momentos épicos da história. 

"Muito bom, mas tijolo não revida" 

"O Grande Dragão Branco" bebeu da fonte do game "Street Fighter" e trouxe um torneio mundial que reúne grandes lutadores do mundo, cada um com uma habilidade, para duelarem até a morte. Jean-Claude Van Damme representa os Estados Unidos na competição e seu maior inimigo é Chong Li, um brutamontes chinês que derrota seu amigo no "ringue". Em uma das cenas, Van Damme se depara com inúmeros tijolos em uma mesa e seu objetivo é destruir apenas o último da fileira. Claro que ele consegue, mas Chong não se impressiona muito e solta o bordão acima. 

"Hasta la vista, baby" 

"O Exterminador do Futuro 2" revolucionou os efeitos visuais de Hollywood e de quebra deixou na cultura pop a icônica frase acima. Com o charme robótico de Arnold Schwarzenegger, a frase é certeira para dar um ar melancólico quando se despedir de alguém. 

"Neste mundo há dois tipos de pessoas: as com uma arma carregada e aquelas que cavam. Agora cava!" 

Clint Eastwood não poderia faltar em uma lista dessa. Um dos atores mais associados aos filmes de ação, o norte-americano ganhou fama nos filmes de faroeste da década de 60 e 70. Em "Três Homens em Conflito", Clint é Blondie, que junto com Tuco e Angels Eye precisam encontrar um tesouro enterrado em um cemitério. Todos precisam ficar vivos nessa caminhada, já que cada um sabe um detalhe do paradeiro da fortuna. 

"Yippee-ki-yay, desgraçado" 

A célebre frase de John McClane aparece em todos os filmes "Duro de Matar". Mas a mais divertida é do segundo filme, quando Bruce Willis está na neve e joga um isqueiro para destruir um avião. A fala também pode ser usada quando você consegue definir uma ação precisa e sai como vitorioso. 

"Vivo ou morto, você vem comigo" 

Robocop, como diz o nome, é metade humano e metade máquina. No filme da década de 80, a frase acima virou um marco para o personagem durante seu combate ao crime. No remake de 2014, dirigido pelo brasileiro José Padilha, a mesma frase foi usada já no primeiro trailer. Uma homenagem mais do que justa.

"Batido, não mexido" 

O martini de James Bond tinha que ser feito nos mínimos detalhes para o agente. A frase virou referência para o personagem --em quase todos os filmes ele faz questão de lembrar como gosta de tomar seu drink--, mas também pode servir para você mostrar que manja dos drinks quando for pedir sua bebida para o barman.

"Se morrer, morreu" 

O implacável lutador Ivan Drago fala o óbvio no filme "Rocky IV", após matar o parceiro do protagonista, Creed. Mas a cena virou um clássico e poderá ser vista nos cinemas em 2019, quando o ator Dolph Lundgren voltar a ser o russo na esperada continuação de "Creed", dirigida e roteirizada por Stallone.