Topo

Teorias, fama, anos 80: coisas estranhas para o elenco de "Stranger Things"

Will (Noah Schnapp), Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin) em cena da segunda temporada de "Stranger Things" - Divulgação/Netflix
Will (Noah Schnapp), Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin) em cena da segunda temporada de "Stranger Things" Imagem: Divulgação/Netflix

Giselle de Almeida

Do UOL, na Cidade do México*

06/10/2017 09h06

Eles viraram estrelas instantâneas no minuto em que "Stranger Things" estreou na Netflix, em julho do ano passado. E, por mais que jurem que são garotos normais, o sucesso repentino mudou a vida do elenco mirim da atração criada pelos irmãos Duffer, que estreia sua segunda temporada no dia 27 de outubro.

Em entrevista para jornalistas da América Latina, durante o lançamento do novo ano da série, na Cidade do México, Gaten Matarazzo, 15, que interpreta Dustin, Caleb McLaughlin, 15, que vive Lucas, e Finn Wolfhard, 14, o intérprete de Mike, elegem as coisas mais estranhas que envolvem fama, teorias sobre a trama e os anos 80, período em que a história se passa.

"As pessoas pedem por fotos, o que não tem problema", diz Finn, o mais eloquente do grupo. "Fiquei sabendo que, no Brasil, as pessoas perseguem seus carros, foi o que eu ouvi do Finn Jones [ator que protagoniza 'Punho de Ferro' e esteve em Recife este ano, para a CCXP Tour Nordeste]. Parece muito doido, mas é legal", conta ele, aos risos.

Já Gaten lembra um episódio recorrente, com que os colegas imediatamente se identificam. "Eu não gosto quando as pessoas choram. O que você faz nessa situação? Da primeira vez eu abracei, mas a pessoa chorou mais ainda", afirma ele, de olhos arregalados.

"Eu fico muito desconfortável. E me sinto um idiota de pedir para eles pararem de chorar", afirma Finn.

Além de lidar com assédio, o trio ainda precisa lidar com a curiosidade coletiva em torno do mistério envolvendo a série e seu universo sobrenatural, que inclui um Demogorgon e um Mundo Invertido, além de mortes sinistras, como a de Barb (Shannon Purser), e o desaparecimento de Eleven (Millie Bobby Brown).

Mas isso é tarefa simples para as mentes criativas que tratam de logo inventar as teorias mais absurdas sobre a história.

"Escutei uma que dizia que Barb está voltando como um monstro e quer se vingar de toda a cidade. E acho que isso é fascinante", diz ele, provocando gargalhadas do grupo.

Caleb também já ouviu uma bem estranha. "Todo mundo estava dizendo que meu personagem havia morrido. Uma vez, já estávamos filmando há dois meses, e todo mundo estava junto na escola, e eu sou educado em casa. E todo mundo dizia que eu tinha morrido", conta.

O intérprete de Mike resgata outra pérola, que deixa Gaten de queixo caído.

"Ouvi que Steve [Joe Keery] engravidou Nancy [Natalia Dyer]. Eles aparecem em uma única cena no trailer, ele se afastando dela, e as pessoas já deduziram que ela está gravida. É a minha favorita até agora", conta.

Nascidos nos anos 2000, os atores dão vida a personagens com uma rotina bem diferente da deles, já que a história é ambientada na década de 80. A segunda temporada, aliás, se passa em 1984, um ano marcante para a cultura pop, universo com citações marcantes já no trailer com "Thriller", hit de Michael Jackson, na trilha sonora, e os meninos vestidos com os uniformes dos Caça-Fantasmas.

Apesar de não terem referências diretas da época, eles garantem que não foi nenhum bicho de sete cabeças. "Não estamos totalmente desconectados, nossos pais são dessa época. Não é como se eles falassem: 'Não vamos contar nada sobre isso para as crianças'", brinca Gaten. 

Finn capricha na intimidade com a tecnologia "de época" e diz que cresceu "usando um DVD player". "Não sei se chegamos a descobrir alguma coisa, mas a Millie não sabia o que era uma vitrola", conta.

Caleb conta que conhece as músicas e filmes da década graças aos pais, mas estranha um pouco a moda. "Tem muita coisa reciclada dos anos 80, como as hammer pants [calças largas popularizadas pelo rapper MC Hammer], que voltaram em 2012, por aí, e vão voltar de novo, de alguma forma. E uns penteados doidos", afirma.

* A repórter viajou a convite da Netflix.