Topo

Meirelles diz que papa Francisco é uma das vozes mais necessárias hoje

Os papas Francisco e Bento 16 - Getty Images
Os papas Francisco e Bento 16 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/10/2017 16h33

Envolvido na produção de um filme para a Netflix sobre o papa Francisco, Fernando Meirelles contou que quase não aceitou o projeto, e que mudou de ideia depois de ler o roteiro, baseado em uma peça ainda inédita do inglês Anthony McCarten.

"O roteiro de fato tem cenas poderosas mas, mais do que a trama, a ideia de ter um pretexto para conhecer de perto o papa Francisco, não pessoalmente, claro, me fisgou", escreveu o cineasta em uma espécie de diário de produção publicado no site de sua produtora, a O2.

O cineasta Fernando Meirelles - Bruno Poletti/Folhapress - Bruno Poletti/Folhapress
O cineasta Fernando Meirelles
Imagem: Bruno Poletti/Folhapress

"O papa é uma das vozes mais interessantes e necessárias hoje. Uma voz que toca nas questões centrais de nosso tempo. As desigualdades, a intolerância, a crise ambiental o aquecimento do planeta. Nesta semana ele ainda falou sobre as vantagens e a arapuca que pode ser o nosso mundo conectado. É impressionante, ele não cansa de marcar gols", completa Meirelles, que conseguiu encaixar o filme em sua agenda depois do atraso de outro projeto.

Ele agora está em Londres, depois de passar por Roma, e segue para Buenos Aires em busca de locações.

A trama de "The Pope" (título provisório) vai de 2005 até hoje, centrada na relação entre o papa Bento 16 (Anthony Hopkins) e o papa Francisco (Jonathan Pryce). O ator argentino Juan Menujin vai interpretar Francisco na juventude.