Topo

Kylo tenta levar Rey para o lado negro em novo trailer de "Star Wars"

Do UOL, em São Paulo

09/10/2017 23h00

Novos detalhes da trama de "Star Wars: Os Últimos Jedi" foram divulgados na noite desta segunda (9), com o lançamento do segundo trailer oficial do longa, após meses de ansiedade por parte dos fãs. O vídeo foi exibido no intervalo da partida entre Chicago Bears e Minnesota Vikings, da NFL, a liga profissional de futebol americano.

As imagens começam onde terminou o mais recente filme da saga, "Star Wars: O Despertar da Força", com a personagem Rey (Daisy Ridley) começando a descobrir os poderes da Força. Ela vai ao encontro do agora isolado Luke Skywalker (Mark Hammil), com objetivo de encontrar um mentor.

O antigo Jedi, no entanto, mostra-se extremamente preocupado com o poder que a jovem está adquirindo e no que ele pode resultar. "Vi esse poder bruto apenas uma vez. Na época, não me assustou. Agora assusta", diz ele. Recheado de ação e explosões, o trailer não dá pistas de um possível parentesco entre os personagens, como foi especulado por fãs.

Pôster de "Star Wars: Os Últimos Jedi" - Divulgação - Divulgação
Pôster de "Star Wars: Os Últimos Jedi"
Imagem: Divulgação

Em outra passagem, o vilão Kylo Ren (Adam Driver), neto de Darth Vader e filho de Han Solo (Harrison Ford) e da princesa Leia Organa (Carrie Fisher), pilota uma nave e está prestes a atirar nos inimigos rebeldes, aniquilando a própria mãe, assim com fizera com o pai. Seria esta a esperada morte da princesa? O vídeo não deixa claro. "Deixe o passado morrer, se for preciso. É o único jeito de cumprir o seu destino", articula a voz ao fundo.

Nesta segunda, "Os Últimos Jedi" também ganhou um novo pôster, que dá destaque ao duelo entre Rey e Kylo. Seriam eles os derradeiros guerreiros insinuados no título do filme? Veja ao lado. Com Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Adam Driver, Mark Hammil e Carrie Fisher no elenco e direção de Rian Johnson, "Os Últimos Jedi" estreia no Brasil no dia 14 de dezembro de 2017.

Trailer anterior

Em abril, o primeiro teaser do filme já havia mostrado algumas novidades. No vídeo, quando Rey finalmente se encontra encontra com Luke Skywalker, o herói da primeira trilogia surpreende ao dizer que os Jedi precisam simplesmente deixar de existir, deixando no ar a dúvida de por que isto deve acontecer.

Ao manipular a Força, Rey então vê a general Leia Organa e a máscara destruída de Kylo, associada ao lado negro da história. A jovem também aparece treinando com seu sabre de luz. Já o stormtropper rebelde Finn (John Boyega) surge em algo que se assemelha a um equipamento médico, e muitas cenas de batalhas aéreas acontecem.

Primeira personagem LGBT?

Entre especulações e possíveis polêmicas, o oitavo capítulo da saga pode introduzir a primeira personagem LGBT da franquia. Um trecho do livro "Leia: Princess of Alderaan", lançado em setembro, suscita teorias sobre a personagem Amilyn Holdo, que será vivida por Laura Dern no oitavo filme da saga, após conversa entre ela e princesa Leia sobre possibilidades sexuais na galáxia tão, tão distante.

Aos risos, Leia admite em passagem que, independente da aparência, "são só humanoides masculinos mesmo”. Amilyn, por outro lado, questiona: "Sério? Isso me parece tão limitado". Por fim, a princesa comemora que "ainda bem que é uma galáxia".

Desde que foi adquirida pela Disney, a franquia tenta remodelar a trama original de George Lucas e ser inclusiva. Tanto em "Star Wars: O Despertar da Força" quanto no spin-off "Rogue One: Uma História Star Wars", protagonistas mulheres foram bem recebidas, assim como personagens negros, latinos e asiáticos.