Topo

Netflix e os números: Empresa americana vai medir audiência no streaming

Será que o público vai conhecer todos os números da Netflix agora? - Getty Images
Será que o público vai conhecer todos os números da Netflix agora? Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/10/2017 10h45

A empresa Nielsen, especializada em pesquisas de mercado, anunciou nesta quarta-feira (18) que passará a medir a audiência de programas de TV exibidos por streaming – o que inclui, é claro, a Netflix.

Oito estúdios como Disney, Lionsgate e Warner Brothers já assinaram o novo serviço. Uma vez com os dados, eles podem escolher divulgá-los publicamente.

“A medição de conteúdo sob demanda tem sido um grande ponto cego para a indústria”, afirmou a executiva da Nielsen Megan Clarken, de acordo com a revista “Variety”. “Ser capaz de acompanhar os produtos em todas essas plataformas, medidos por uma terceira parte independente, é incrivelmente importante para os estúdios e quem licencia os direitos desses conteúdos”.

O anúncio segue uma longa história de tensão entre a indústria cinematográfica e a Netflix, que não divulga publicamente os números de audiência de sua plataforma – nem no que se refere aos seus conteúdos originais. “É claramente a maior da indústria e a que nossos clientes disseram não ter transparência”, afirmou Clarken. “Há cerca de 12 mil séries que aparecem na Netflix e não foram medidas no passados. ”

A tecnologia da Nielsen traz uma "tag" digital em cada projeto no catálogo da gigante do streaming. Este código permite às companhias rastrear quando um episódio é clicado, por exemplo, ou aparece sob demanda. 

Apesar da tentativa de descobrir qual a audiência do serviço, um porta-voz da Netflix afirmou que a empresa não assinou o novo serviço da Nielsen. “Os dados que a Nielsen está entregando não são precisos, nem um pouco, e não refletem a audiência dessas séries na Netflix”.