Topo

Ator de "Friends" deu exemplo de como respeitar as mulheres em Hollywood

Série "Friends" - Divulgação
Série "Friends" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/10/2017 12h18

Com Hollywood expondo décadas de assédios e estupros pelos quais o magnata Harvey Weinstein é acusado, um caso de anti-assédio com o ator David Schwimmer -- o Ross de "Friends" -- vem chamando a atenção na internet. A especialista em corporação financeira Nell Minow lembrou uma experiência que teve com o ator durante divulgação do filme "Confiar", que abordava predadores sexuais pela internet.

"Eu não tinha pensado nisso desde quando aconteceu, mas os casos de Weinstein me fizeram não apenas lembrar como pensar em um contexto diferente que indica prevalência de um comportamento predatório e como um indicador da integridade e sensibilidade de Schwimmer", disse Minow para o site "Poynter".

Eles se encontraram para uma entrevista em um restaurante no mesmo hotel que Weinsteins assediou algumas de suas vítimas. O local estava muito cheio e barulhento, por isso o ator sugeriu que fossem ao quarto em que estava hospedado e pediu para que ela levasse uma terceira pessoa.

"Isso não é apenas sobre ser um cara legal que não tentaria nada. Ele entendeu o que é ter que ficar constantemente em alerta e quis que eu entendesse que estava segura", completou Minow, apontando que o ator quis demonstrar que não tinha segundas intenções, apenas queria um lugar mais calmo para conversar.

Entenda o caso

Um dos produtores mais poderosos de Hollywood, que levou ao Oscar filmes como "Shakespeare Apaixonado" e produziu clássicos modernos como "Cães de Aluguel", Harvey, 65, tem sido alvo de acusações desde que o jornal The New York Times e a revista New Yorker publicaram reportagens com relatos das vítimas do executivo. As acusações incluem assédio, abuso sexual e estupro.

Responsável por algumas das campanhas mais agressivas em busca de estatuetas do Oscar, com mais de 300 indicações, desde a revelação dos casos Harvey foi expulso da Academia de Hollywood, do Bafta e do Sindicato dos Produtores, foi demitido de sua própria produtora e se tornou alvo de investigações policiais.

Entre as vítimas do produtor que vieram a público depois das reportagens estão nomes como Mira Sorvino, Rosana Arquette, Gwyneth Paltrow, Angelina Jolie e Léa Seydoux.