Topo

Guerra contra Negan começa pra valer na volta de "Walking Dead"

Rick, Ezekiel e Maggie dão discurso motivacional no primeiro episódio da 8ª temporada de "The Walking Dead" - Divulgação
Rick, Ezekiel e Maggie dão discurso motivacional no primeiro episódio da 8ª temporada de "The Walking Dead" Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

23/10/2017 00h55

ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS. NÃO LEIA SE NÃO QUISER SABER O QUE ACONTECE. 

A mais do que prometida guerra entre o grupo de Rick e os Salvadores finalmente começou. Na estreia da oitava temporada da série, neste domingo (22), os personagens que tanto sofreram nos episódios anteriores finalmente revidaram, no que foi um episódio satisfatório para quem não aguentava mais tanta enrolação – ainda que não tão eletrizante quanto a estreia da sétima, quando o vilão Negan matou Glenn e Abraham.

O ator Andrew Lincoln disse em um papo com os fãs na New York Comic-Con que Rick finalmente havia pensado em um bom plano. E, felizmente, foi realmente o que aconteceu em "Mercy", o 100º episódio da série.

Em um discurso motivacional dividido com Ezekiel e Maggie, o ex-xerife voltou a mostrar a força e a vontade de lutar que exibia nas primeiras temporadas da série – e, em sinal de maturidade, mostrou-se aberto a passar o bastão para a viúva de Glenn. “Depois disso tudo, eu vou seguir você”, prometeu.

Em seguida, chegou a hora de colocar o plano em ação. Enquanto Carol e Tara rastreavam um grupo de zumbis, Daryl e Morgan se encarregaram de matar os guardas que Negan colocou em pontos estratégicos ao redor do Santuário, que tiveram suas localizações reveladas por Dwight. Rick matou o último, que o afrontou. “Seu filho vai morrer”, disse o homem. O líder então o deixou para ser devorado por um zumbi.

Foi então a vez de partir para o combate. Rick, seu grupo e seus aliados de Hilltop e do Reino partiram em direção ao Santuário com carros cobertos por placas de metal, como barricadas ambulantes. Lá, foram recebidos por Negan e sua incansável ironia. “Que merda. Desculpe, estava em uma reunião”, falou o vilão ao receber os visitantes, antes de dar um discurso para tentar desmotivar as tropas do rival: “Não quero colocar meu povo na linha de frente pra brincar de ‘meu pau é maior que o seu’. Ele é”.

Até Gregory ele trouxe para tentar dissuadir os guerreiros de Hilltop, mas não teve sucesso – afinal, é Maggie que a comunidade está seguindo. Como esperado, as coisas não ficaram nada boas para Gregory, que acabou empurrado escada abaixo.

Foi a deixa para Rick começar uma contagem regressiva e atacar o Santuário, botando Negan e seus seguidores para correr. Enquanto isso, na estrada, Daryl, Carol e Morgan explodiram um comboio com aliados do vilão, acabando com a chance de ele conseguir reforços. O grupo se separou e Daryl guiou um grupo de zumbis em direção ao Santuário 

Na batalha, Rick atirou incessantemente contra Negan, que se escondeu. Sem conseguir atingi-lo, porém, ele foi convencido por Padre Gabriel a deixar o local, já que os zumbis estão chegando. Gabriel, porém, não seguiu o próprio conselho: ao ver Gregory abalado e cercado por zumbis, tentou ajudá-lo. Mas como o antigo líder de Hilltop é traiçoeiro, ele pegou o carro e foi embora, sozinho.

Restou a Gabriel buscar abrigo atrás de uma das portas do Santuário. Mas quem estava lá? Negan. “Espero que esteja com sua calça de cagar. Espera que a esteja usando agora, porque está prestes a cagar nela”, anunciou – com muita confiança para quem há poucos minutos estava tentando se livrar de uma rajada de tiros. Gabriel, aliás, estava com uma arma, mas não a usou contra o vilão. A provável explicação é que ela estivesse sem munição, mas está ficando difícil de acreditar que tantas pessoas chegam perto do vilão e não coneseguem sequer arranhá-lo.  

Rick surge barbudo na oitava temporada de "Walking Dead" - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Rick surge barbudo na oitava temporada de "Walking Dead"
Imagem: Reprodução/Facebook

Saltos no tempo?

“Mercy” não seguiu uma estrutura cronológica linear. A parte mais esperançosa do discurso de Rick, que começou no início do episódio, foi deixada para o final: “Não quero esperar mais. Nem vocês. Então não temos mais que esperar, se começarmos o amanhã agora. Se começarmos o amanhã, não importa o que vier, nós venceremos. Nós já vencemos”.

Também surgiram no episódio cenas em que o ex-policial surge com os olhos vermelhos e lacrimejantes, sobre os túmulos de Glenn e Abraham. Mas as que chamaram mesmo a atenção foram aquelas em que ele surge barbudo, de bengala e um pouco mais velho, como já havia sido revelado no trailer.

Nos momentos em que esse “velho Rick” surge, ele vive em uma versão idílica de Alexandria: ele vive em uma casa com Michonne, Judith está maior, e a vida de todos parece estar bem mais tranquila. Isso pode ser uma referência aos quadrinhos originais escritos por Robert Kirkman. O 22º volume da história, intitulado “A New Beginning”, se passa dois anos após a guerra contra Negan e, nele, Rick mudou sua aparência, adotando um novo corte de cabelo e cultivando uma barba maior. Será que veremos uma passagem de tempo em breve?