Topo

"Donnie Darko", 16 anos: Como o perturbador coelho gigante foi criado?

Cena de "Donnie Darko" - Reprodução
Cena de "Donnie Darko" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/10/2017 13h31

"Donnie Darko" estreava nos cinemas há 16 anos sem deixar uma marca nas bilheterias. Apesar dos números ruins, a história complexa e um tanto subjetiva do menino de 16 anos -- papel de Jake Gyllenhaal -- que é avisado por um coelho que o mundo será destruído em 28 dias virou cult.

E um dos principais motivos para tantas camisetas, pôsteres, fantasias de Halloween e menções sobre a produção dirigida e roteirizada por Richard Kelly é o bendito coelho gigante. "Todos me perguntam, 'De onde o coelho saiu?'", brincou o cineasta em entrevista em março para o "Entertainment Weekly". "Não é uma questão fácil de responder".

Kelly diz que o design da sinistra criatura pode ter surgido de um sonho (um pesadelo, convenhamos) ou ainda inconscientemente pela sua paixão por "Uma Grande Aventura" (animação de 1978 que retrata um grupo de coelhos encarando diversos perigos). 

A ideia sempre foi de Frank (o nome do personagem) ser o roedor. O diretor bolou o desenho muito antes das filmagens e a figurinista April Ferry ("Game of Thones") foi responsável por dar vida ao monstrengo, recrutando um escultor para formar o famoso sorriso torto do animal.

"Eu fui muito chato para que [a fantasia] fizesse um impacto. Tinha que perturbar as pessoas. Tinha que fazer o público sentar na cadeira e ter uma resposta intensa imediata", descreve o cineasta. 

O teste foi nas filmagens do filme. Richard Kelly tinha 24 anos e nenhum filme nas costas, tendo que se virar para conquistar o elenco do projeto. A primeira vez que o ator James Durval usou a figurino fez todo mundo no estúdio ficar em silêncio.

"Todos ficaram quietos. Todos estavam sentindo que era muito intenso. Então eu percebi que estava funcionando, e senti um alívio. Eu poderia olhar em volta, e os maquiadores e os assistentes de produção estavam todos desesperados com aquilo", relembra Kelly.

"Meu produtor cinematográfico chegou para mim e disse, 'Rich, eu não tinha muita certeza sobre o coelho...mas agora eu entendi".