Topo

"Walking Dead" tem episódio cheio de ação e retorno de velho conhecido

Rick (Andrew Lincoln) em cena da oitava temporada de "The Walking Dead" - Divulgação
Rick (Andrew Lincoln) em cena da oitava temporada de "The Walking Dead" Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

30/10/2017 00h50

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers do segundo episódio da oitava temporada de "The Walking Dead". Náo leia se não quiser saber o que acontece.

Se a estreia da oitava temporada de “The Walking Dead” deu início à esperada guerra contra Negan (Jeffrey Dean Morgan), foi no segundo episódio, exibido neste domingo (29), que ela se tornou mais real: em um ritmo acelerado, o grupo de Rick (Andrew Lincoln) partiu para várias frentes de batalha e, como resultado, teve feridos e um reencontro com um velho conhecido: Morales (Juan Gabriel Pareja), que não era visto desde a primeira temporada, quando deixou o bando com sua família para ir ao Alabama.

O episódio, sem o grande vilão da série, parece ter sido concebido como uma resposta direta a quem reclamava da pouca ação na série, com tiroteios e lutas dominando o tempo de tela em um conflito que se desdobrou em quatro frentes: uma de Rick (Andrew Lincoln) e Daryl (Norman Reedus); uma liderada por Aaron (Ross Marquand); uma por Ezekiel (Khary Payton) e Carol (Melissa McBride); e outra com destaque para Jesus (Tom Payne), Tara (Alanna Masterson) e Morgan (Lennie James).

Logo no início, o grupo de Aaron cercou um grupo de Salvadores usando os carros blindados por grandes placas de metal. Com os inimigos sem saída, a equipe conseguiu acuá-los – e os que não foram mortos por eles, acabaram se tornando zumbis para completar o serviço. Isso não impediu, porém, que eles fossem atingidos: Eric (Jordan Woods-Robinson), namorado de Aaron, levou um tiro no abdômen ao avançar para impedir que Salvadores escapassem.

O time de Jesus também acabou bem-sucedido, mas encontrou problemas para tomar o posto avançado com as antenas, a começar pelas diferenças de liderança entre ele e Tara. Os dois encontraram um homem dentro de um armário, que se rendeu. O que se seguiu foi uma discussão para determinar se ele deveria morrer ou não. O homem acabou pegando Jesus como refém, mas foi rapidamente desarmado. Contra os desejos de Tara, Jesus só o deixou desacordado.

Morgan, por outro lado, foi atingido ao tentar atacar um cômodo cheio de inimigos e caiu no chão. Mas isso se mostrou apenas mais um dos truques de “morreu ou não?” da série – como o usado com Glenn na sexta temporada. Cenas depois, Morgan não só levantou como saiu vagando pelo prédio matando todos os Salvadores que cruzavam seu caminho, enquanto um flashback lembrava uma conversa que ele teve com Rick sobre a possibilidade de não matar os inimigos. Ele chegou ao lado de fora da base, onde Jesus havia convencido os inimigos a se renderem e baixarem as armas, e quase matou Jared (Joshua Mikel), mas foi impedido pelo colega de Hilltop.

Em outra ponta, Carol, Ezekiel e companhia, após sobreviverem a um ataque de granada e uma ofensiva dos zumbis, saíram em busca de um Salvador que escapou. A trama foi a mais lenta da série, e o destaque ficou por conta de um diálogo entre a dupla, no qual Carol perguntou por que o Rei era tão confiante. Eles finalmente alcançaram o salvador fugitivo, que no momento estava sendo devorado pela tigresa Shiva. Pelo rádio do patrulheiro, eles descobriram que os inimigos haviam descoberto o plano do grupo. Ezekiel, porém, manteve-se firme e disse que não iria bater em retirada, preparando o terreno para o que deve ser uma das batalhas principais do próximo episódio. 

Morales e sua família em cena da primeira temporada de "The Walking Dead" - Reprodução - Reprodução
Morales e sua família em cena da primeira temporada de "The Walking Dead"
Imagem: Reprodução

E enquanto a ação rolava solta, Rick e Daryl entraram em uma base de Salvadores em busca de armas, a partir de um mapa feito por Dwight (Austin Amelio). Os dois se separaram, e encontraram coisas muito diferentes: o motoqueiro chegou a um quarto que lembrava uma cela, com algemas penduradas em um cano, e ficou visivelmente abalado, provavelmente por conta das recordações de sua estadia no Santuário, durante a sétima temporada; já o xerife entrou em um quarto e foi surpreendido por um homem. Os dois entraram em uma luta, e o inimigo se recusou a dizer a Rick onde estavam as armas e acabou morto. Mas o protagonista logo foi obrigado a encarar o que fez, ao entrar em um quarto onde estava uma bebê, chamada Gracie, e perceber que havia acabado de deixá-la órfã.

Mal deu tempo de se recuperar, Rick teve outro choque. Ele acabou sob a mira de Morales, que aparentemente se tornou um aliado dos Salvadores em algum momento desde que sumiu na primeira temporada. Os dois se reconheceram, mas Morales disse que já fazia “muito tempo” desde Atlanta e que os reforços estavam a caminho. Na última cena, ele destravou a arma, deixando o suspense sobre o destino do protagonista – que, se a tradição da série se manter, não deve ser a morte (não agora, pelo menos).